Como atua a fisioterapia no Bruxismo






http://stillbilbao.com/wp-content/uploads/2014/07/Fisioterapia-Conservadora-2-600.jpg

A  atuação da fisioterapia o Bruxismo está sendo cada vez mais valorizada. O bruxismo é um hábito que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou até mesmo acordado. Este hábito traz maiores prejuízos, como dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular.A coluna cervical (pescoço) sofre influência direta com as articulações dos ossos do crânio. A má postura no ambiente de trabalho e nas atividades da vida diária, além dos aspectos emocionais, como o estresse, afeta a funcionalidade da ATM e do pescoço, merecendo particular atenção de uma equipe multidisciplinar.

O sistema estomatognático, responsável pela mastigação, fonação, deglutição e respiração, está diretamente conectado ao sistema muscular por intermédio dos músculos da abertura da boca e do osso hióide, que apresenta um papel importante como pivô entre a ATM e o pescoço.

A fase inicial do tratamento consiste na inspeção, observando como funcionam os movimentos de dobradiça e deslizamento da articulação temporomandibular, seguidos pela anamnese, onde se colhe a história do paciente e seus sintomas.

http://www.institutogolden.com.br/wp-content/uploads/2012/07/bruxismo.jpg

A próxima etapa é o exame físico, onde são realizados uma série de testes na articulação temporomandibula, que tem o objetivo de detectar dificuldades na mastigação, músculos mastigatórios, desgastes no esmalte ou nos dentes, falta de coordenação nos movimentos mandibulares, espasmos musculares e outros problemas. Ao término da avaliação, ainda são realizados alguns testes especiais, como o teste do calço molar e a ausculta de ruídos em virtude do bruxismo.

O tratamento fisioterapêutico utiliza técnicas como massagem, pompagem, exercícios de relaxamento, utilização de eletroterapia como por exemplo a radiação infravermelha, T.E.N.S., ultra som e crioterapia que são capazes de romper por um determinado tempo o ciclo espasmo-dor-tensão-espasmo do paciente

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.