Dicas para prevenir problemas nos pés das crianças




http://s2.glbimg.com/AraDkL2lLJdiDm4TknIFgtMZPSwEWANXMdgwRwmyoxJMfHzEfJ-RjNOyRR4E-Dc8/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/02/20/criancas_correndo_get.jpg

Qual é o calçado ideal para o seu filho praticar esportes? Aposto que muitos ais já fizeram esse tipo de pergunta. Essa preocupação faz sentido, porque, assim como os adultos, as crianças possuem um tipo de pé. E usar um calçado não adequado pode trazer problemas futuros.
Se o pé é chato, se pisa mais de lado do que de outro, se está um pouco torto e qual tipo de sapato seria o mais adequado para corrigir e prevenir problemas futuros.
Confira as dicas no professor Mark Cucuzella, nome importante na área da corrida e estilo de pisada:

"Baseado no que sabemos sobre desenvolvimento infantil e elementos da corrida natural, aqui estão algumas considerações antes de comprar um calçado:
• Solas de espessura fina permitem uma propriocepção adequada, ativação neuromuscular de todo o segmento inferior e complementa a habilidade natural do corpo de absorver impacto. Crianças aprendem movimentos através da sensação do solo. O pé é a base de tudo.
• Sapatos baixos são os melhores para atividades que envolvam corrida, pulos e escalada. Os calçados não devem ter plataformas ou grandes diferenças de altura entre a parte da frente e de trás.
• Materias flexíveis permitem um funcionamento natural do pé. O tênis deve dobrar facilmente nas articulações dos dedos e não impedir a movimentação do arco do pé.
• A parte da frente do calçado deve permitir que os dedos se espalhem naturalmente. Os dedos são pequenos mas poderosos. A força de alavanca do pé é maior quando os dedos estão alinhados para frente.
• Procure por tênis que sejam feitos de material macio, respirável e lavável.
Desencoraje as crianças a usarem calçados pesados e meias grossas, pois isso interfere na propriocepção e na sensação do pé no solo. Tirar as palmilhas pode ser até uma opção para aumentar a interação com o chão."
Gostou das dicas? Até a próxima!




Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.