Dicas para prevenir problemas nos pés das crianças






http://s2.glbimg.com/AraDkL2lLJdiDm4TknIFgtMZPSwEWANXMdgwRwmyoxJMfHzEfJ-RjNOyRR4E-Dc8/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2013/02/20/criancas_correndo_get.jpg

Qual é o calçado ideal para o seu filho praticar esportes? Aposto que muitos ais já fizeram esse tipo de pergunta. Essa preocupação faz sentido, porque, assim como os adultos, as crianças possuem um tipo de pé. E usar um calçado não adequado pode trazer problemas futuros.
Se o pé é chato, se pisa mais de lado do que de outro, se está um pouco torto e qual tipo de sapato seria o mais adequado para corrigir e prevenir problemas futuros.
Confira as dicas no professor Mark Cucuzella, nome importante na área da corrida e estilo de pisada:

"Baseado no que sabemos sobre desenvolvimento infantil e elementos da corrida natural, aqui estão algumas considerações antes de comprar um calçado:
• Solas de espessura fina permitem uma propriocepção adequada, ativação neuromuscular de todo o segmento inferior e complementa a habilidade natural do corpo de absorver impacto. Crianças aprendem movimentos através da sensação do solo. O pé é a base de tudo.
• Sapatos baixos são os melhores para atividades que envolvam corrida, pulos e escalada. Os calçados não devem ter plataformas ou grandes diferenças de altura entre a parte da frente e de trás.
• Materias flexíveis permitem um funcionamento natural do pé. O tênis deve dobrar facilmente nas articulações dos dedos e não impedir a movimentação do arco do pé.
• A parte da frente do calçado deve permitir que os dedos se espalhem naturalmente. Os dedos são pequenos mas poderosos. A força de alavanca do pé é maior quando os dedos estão alinhados para frente.
• Procure por tênis que sejam feitos de material macio, respirável e lavável.
Desencoraje as crianças a usarem calçados pesados e meias grossas, pois isso interfere na propriocepção e na sensação do pé no solo. Tirar as palmilhas pode ser até uma opção para aumentar a interação com o chão."
Gostou das dicas? Até a próxima!



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.