Estalo no pescoço é sempre recomendável?




http://www.drlucianopellegrino.com.br/website/images/stories/cirurgias/cervicalgia.jpg

Festa de família e sempre quando sabem que você é fisioterapeuta, vem alguém tirar uma dúvida sobre algum assunto que envolva a Fisioterapia. Desta vez, a dúvida foi sobre estalos no pescoço.

O estalo de pescoço, quando feito por profissionais que dominam a técnica e sabem o que estão fazendo, proporciona o alívio imediato. A sensação de bem estar local é motivador para que esse estalo seja sempre bem vindo. Porém, traz uma questão que é perigosa para o próprio paciente.

Embora não esteja avaliando a técnica empregada para realizar esse estalo no pescoço (ou em qualquer parte do corpo) e partindo da suposição que o estalo' foi feito com segurança, o agravante de se procurar uma técnica que nao trata o problema original não faz com o que eu recomende o estalo como tratamento.

Ese alívio que a pessoa vai sentir vai durar quando tempo? 30 minutos, uma hora, um dia. E depois? Os mesmos fatores que fizeram o pescoço travar vão fazer com que o estalo seja necessário. Não há mistério em relação a isso. Se não mirar nas causas do problema, não haverá melhora 100% e causará uma hipermobilidade articular.

O ideal é procurar um fisioterapeuta para avaliar o que está causando esse 'travamento' seja no pescoço ou em qualquer parte corporal. A osteopatia é muito bem vista em muitos desse casos porque equilibra o corpo como um todo. O RPG também traz um equilíbrio muscular excelente.

Então, não ache que o estalo no pescoço, por exemplo, sempre, pode aliviar sua vida. Se não for feito da maneira correta (forma, quantidade, método) pode prejudicar ainda mais.

Até a próxima!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.