Quiropraxia: conheça as vantagens e as desvantagens da terapia




http://www.regianewiens.com.br/img/quiro.jpg

A quiropraxia é um tratamento cada vez mais procurado no Brasil. Ela é considerada a terceira maior profissão na área da saúde do mundo, reconhecida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma medicina complementar com enfoque na coluna vertebral e o efeito que a disfunção nesta estrutura pode causar à saúde em geral. A relação da disfunção da coluna vertebral com a saúde em geral se deve à ligação da coluna vertebral ao sistema nervoso. A quiropraxia age na causa principal do problema e não somente nos sintomas (diferente que a medicina alopática).

A quiropraxia (prática – cura pelas mãos) é uma técnica milenar, já conhecida pelos chineses, hindus e egípcios antigos. Porém, apenas no século XIX David Palmer desenvolveu esses conhecimentos e criou a moderna quiropraxia que trabalha o relacionamento entre a estrutura musculoesquelética (coluna/articulações) e a função (fluxo de informação), comandada principalmente pelo sistema nervoso.

Aplicar a quiropraxia significa liberar essas entradas e saídas do fluxo interno de informação no organismo, reduzindo a entropia e mantendo dessa forma um equilíbrio orgânico e saudável para qualquer indivíduo.

A quiropraxia utiliza principalmente o ajuste – que são manobras rápidas e indolores, podendo gerar um estalo, feitas em um segmento especifico. Visa diminuir a dor, devolver a movimentação normal da articulação da coluna e relaxar a musculatura. Além disso, devolve a integridade do impulso nervoso que sai do cérebro e vai para todo o corpo passando pela coluna.

Benefícios e indicações da quiropraxia

Eliminar as dores de maneira rápida e deixar o sistema nervoso livre de bloqueios, permitindo que o fluxo de impulsos nervosos chegue ao cérebro e a todos os órgãos, tecidos e células do corpo, mantendo a saúde em sua função adequada são os principais benefícios da aplicação da técnica.

Os principais problemas que podem ser resolvidos ou amenizados com a quiropraxia:

- Bruxismo

- Bursite

- Cólicas menstruais

- Dor ciática

- Dor de cabeça

- Dores nas articulações

- Estresse

- Hérnia de disco

- Labirintite

- Lombalgia

- Torcicolo

- TPM

- Zumbido no ouvido, entre outros.


Desvantagens da quiropraxia

Por ser um trabalho altamente específico em cada articulação, quando mal sucedidas, as manobras podem provocar um efeito contrário na musculatura, ocasionando uma maior tensão em volta desses músculos.

Existem/existiam cursos técnicos para públicos leigos de manipulações vertebrais e articulares sem os devidos embasamentos. É lamentável apenas que muitos profissionais que utilizam deste recurso não o façam de forma segura através de avaliações específicas e clínicas individuais sem o mínimo padrão de cuidados. Para se ter um exemplo, existem evidências científicas na literatura que sugerem e discutem o risco de manipulações vertebrais causarem/promoverem o acidente vascular encefálico (AVE/derrame). Não é a forma sobre a ciência em si e, sim, a forma como é aplicada.

Mundialmente, a quiropraxia é considerada tão importante como a medicina convencional e é utilizada por praticamente toda a população em diversos países. Nos EUA, por exemplo, a Quiropraxia faz parte do Sistema de Saúde.

Quando teremos isso aqui o Brasil?



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.