O que é Condromatose sinovial?






http://i.ytimg.com/vi/9fnt31zHeOE/maxresdefault.jpg

Condromatose sinovial é uma desordem rara de etiologia desconhecida e se caracteriza pela presença de múltiplos nódulos cartilaginosos dentro do tecido conjuntivo da membrana das articulações, bainhas e bursas. A articulação mais acometida é o joelho, seguido pelo quadril, ombro e mãos, com predomínio monoarticular

A causa desta metaplasia é desconhecida.  Sua origem pode ser primária ou secundária. É uma metaplasia benigna rara da membrana sinovial, originando a formação de corpos livres cartilaginosos no espaço articular sem sinais de malignização, nem relação direta com traumatismos ou processos inflamatórios. . Pode também ocorrer em outras grandes articulações, como o quadril, o ombro ou o tornozelo

Os nódulos podem ser pediculados e liberados no espaço articular onde podem permanecer como corpos livres e aumentar de tamanho. As manifestações clínicas são dor, inflamação e limitação funcional monoarticular. As articulações mais afetadas são os joelhos (50%), quadril e tornozelo.

A radiologia convencional é muito característica se os corpos livres estão calcificados (osteocondromatose), sendo difícil sua interpretação quando são radiotransparentes (condromatose).

A cirurgia é um bom caminho para retirada desses nódulos da articulação.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping