A atuação da Osteopatia na Cervicalgia




Resultado de imagem para Cervical

As cervicalgias  são consideradas aquelas dores localizadas na região da coluna cervical, podendo gerar irradiações dessas dores para a cabeça ou para os membros superiores, que são chamadas de cervicobraquialgias. As causas  podem ser variadas e a dor pode ter origem a nível de diferentes estruturas da coluna cervical sendo referida para o membro superior através de estruturas somáticas ou através de mecanismos neuropáticos que envolvem os nervos espinhais cervicais.


De forma geral, os sintomas mais frequentes que caracterizam a cervicalgia e a cervicobraquialgia são: dor na coluna cervical e ao longo do ombro indo para o membro superior, restrição dos movimentos da coluna cervical, sensações anormais no membro superior como formigueiros, sensação de queimadura, diminuição da sensibilidade tátil e diminuição da força de alguns músculos do membro superior podendo afetar a destreza de movimento.

A osteopatia é uma forma de tratamento que melhora e muitos as condições dolorosas da coluna cervical e dos membros superiores por ter uma gama de manobras e movimentações que ajudam nesse processo.

Através de técnicas de manipulação, alongamento, mobilização, tratamentos para a ATM, e mobilidade para vísceras, o osteopata vai melhorando a mecânica dessas articulações, órgãos e tecidos, fazendo com que os sintomas venham regredindo a medida do tempo.

Pelo fato da osteopatia buscar identificar onde há perda de mobilidade e consequentemente de função, ela se torna uma eficiente forma de prevenção também.  No momento  em que o osteopata encontra um bloqueio articular que possa estar gerando sobrecarga na coluna lombar, e com técnicas manuais  devolva a mobilidade daquela articulação, automaticamente se alivia a sobrecarga, evitando desalinhamentos posturais adaptativos e processos degenerativos futuros.

Uma das principais preocupações dos pacientes é o medo da manipulação cervical. É importante saber a anatomia para se ter certeza de fazer o movimento correto e evitar as contra indicações dessa forma de tratamento tão eficaz. Ter uma consulta com um bom profissional é essencial.

Boa sorte!


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.