Conheça os 6 erros na hora do alongamento





O alongamento é uma 'terapia' importante dentro da Fisioterapia, tanto para pessoas fisicamente ativas quanto as que não são fisicamente ativas.

Ele pode ajudar a prevenção de lesões e a exercitar músculos antes esquecidos. Por isso, tem função determinante para a saúde muscular. Ele previne o encurvamento da coluna, traz bem estar e proporciona conforto na realização de atividades físicas.  Fazê-lo sem orientação profissional pode acarretar danos na musculatura, o que traz dores intensas e prejudica a coluna e outras partes corporais.

Vamos listar seis erros que podem ser cometidos em alongamentos em qualquer situação, para qualquer objetivo.

Braços

Exercício muito comum no alongamento é esticar os braços para cima. Tem pessoas que não esticam por completo o braço, o que pode trazer dores no pescoço e na região dos ombros. Por isso, estique completamente os braços até que as mãos se encontrem no alto da cabeça.

Ombros

O correto é estender todo o antebraço esquerdo contra o peito e segurá-lo com a mão direita. Esse exercício também não pode deixar com que os braços fiquem tortos. É preciso deixá-los completamente retos até sentir os braços e costas se esticando.

Costas

Atrás do corpo, junte as mãos uma na outra e flexione o peito para cima. Muitos também deixam de colocar o peito à frente e acabam prejudicando a coluna. O certo, é ficar com ela toda ereta.

Pernas

Para aquecer e alongar as pernas, segure com uma mão uma perna até o pé encostar no bumbum. A falta de equilíbrio acaba prejudicando o alongamento. Para evitar lesões, olhe fixo em um ponto no chão que você terá o equilíbrio necessário. Ficar caindo durante esse exercício pode trazer dores nas pernas e no bumbum.

Pés

Para fortalecer a chamada 'batata da perna', personal trainer e professores de educação física orientam subir em um banquinho com a parte inicial do pé, e fazer movimentos de subida e descida. Se a pessoa fizer esse exercício sem estar reta, corre o risco de prejudicar toda a coluna, causando dores musculares terríveis.

Malhar ou fazer o alongamento com calçado impróprio pode prejudicar também a coluna. Nada de usar chinelos, sandálias ou outro tipo de calçado que não seja ideal para ginásticas. Prefira os mais confortáveis sempre.

Pescoço

Virar o pescoço para o lado esquerdo e direito com rispidez pode trazer lesões bastante sérias. Muita gente acha que virar rapidamente o pescoço aquece mais rápido. Isso não passa de mito e é completamente prejudicial. Ter em mente que um bom alongamento deve ser feito com cuidado e lentamente é essencial para a eficiência do exercicio.

Como fazer alongamento em casa

Após feito o alongamento corretamente, faça seus exercícios de rotina. Não esqueça que realizar as atividades físicas com orientações de um profissional potencializa ainda mais o resultado. Vale lembrar que estar bem hidratado possibilita maior resistência durante o treino e claro, traz mais saúde ao seu dia a dia.

Esse texto é informativo. Não substitui a consulta com um profissional.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.