Cursar pós-graduação sem finalizar a graduação é ilegal






http://www.kashmira.com.br/cache/244b7e6e0add13cead3bedc4bca200ae.jpg
Desde 2007 o Ministério da Educação, através do Conselho Nacional de Educação, tem decisão firmada que torna ilegal a inscrição de acadêmicos em cursos de pós-graduação.
A decisão foi aceita por unanimidade na Câmara de Educação Superior e publicada no Parecer CNE/CES 02/2007, conforme reproduzimos abaixo:

Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação

Consulta sobre a expedição de certificado de especialista a alunos de pós-graduação lato sensu com curso de nível superior não concluído.
I – RELATÓRIO
O Senhor Doutor Promotor de Justiça Curador dos Direitos à Educação e Saúde da Comarca de Aracaju/SE, Dr. Augusto César Leite de Resende, consulta a este Conselho se, Ante o disposto no art. 6º, § 2º, da Resolução CNE/CES nº 01, de 3 de abril de 2001, é possível a expedição de certificado de especialista a aluno que, no ato da matrícula em curso de pós-graduação lato sensu, ainda não concluiu o curso de nível superior, mas o finaliza antes da conclusão do curso de pós-graduação.
Mérito – A Resolução CNE/CES nº 1, de 3 de abril de 2001, configurada para normatizar o funcionamento dos cursos de pós-graduação no país, estabelece em seu art. 6º, § 2º, que "os cursos de pós-graduação lato sensu são oferecidos para portadores de diploma de curso superior". O texto é claro e objetivo e não permite qualquer desvio hermenêutico de seu sentido. A não observação dessa premissa, com o devido rigor, criaria tantas situações conflituosas ou mesmo distorções, que não permite excepcionalidade.
II – VOTO DO RELATOR
Responda-se ao Interessado que a matrícula em curso de pós-graduação lato sensu de estudante não portador de diploma de nível superior se constitui numa ilegalidade, vedando-lhe, em consequência, o direito ao certificado correspondente.
III – DECISÃO DA CÂMARA
A Câmara de Educação Superior aprova por unanimidade o voto do Relator.
Sala das Sessões, em 31 de janeiro de 2007.
Fonte: Coffito


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.