Saiba mais sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico






http://fundapoyarte.org/contenidos/cont_profesionales-ti_1874.jpg

A primeira vez que ouvi falar sobe o Lúpus Eritematoso Sistêmico e suas consequências foi na faculdade de fisioterapia. E é uma doença mais comum do que muita gente imagina.
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de carater auto-imune, pois apresenta a produção de vários auto-anticorpos devido a uma disfunção do sistema imune.
Possui grande variedade de sintomas que se assemelham ao de várias outras doenças e, em geral, são intermitentes dificultando assim o diagnóstico precoce. Os primeiros sintomas mais comuns são:1
  • Febre
  • Mal-estar
  • Inflamação nas articulações
  • Inflamação no pulmão (pleurisia)
  • Inflamação dos gânglios linfáticos
  • Dores pelo corpo (por causa das inflamações)
  • Manchas avermelhadas
  • Úlceras na boca (aftas)
Sintomas graves ou que acarretem risco de morte (como a anemia hemolítica, amplo envolvimento cardíaco ou pulmonar, doença renal ou envolvimento do sistema nervoso central) frequentemente necessitam de um tratamento mais agressivo com especialistas.
Cerca de 10 a 20 % dos pacientes com LES apresentam algum familiar com quadro reumatológico ou de doença auto-imune (tireóide, hepática), o que mostra o componente genético no aparecimento da doença. Existe também a participação de hormônios, pois o LES é frequente na população fértil feminina, aparecendo durante ou após o parto. Além disso, é bem demonstrado que a exposição a luz solar pode facilitar o aparecimento ou piorar a doença.

O tratamento eficaz é médico (medicações adequadas a cada fase da doença) e fisioterapêutico: exercícios para manter ou melhorar os movimentos e a força muscular e orientações para prevenção da piora do quadro e para a convivência com a doença.


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping