Saiba mais sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico






http://fundapoyarte.org/contenidos/cont_profesionales-ti_1874.jpg

A primeira vez que ouvi falar sobe o Lúpus Eritematoso Sistêmico e suas consequências foi na faculdade de fisioterapia. E é uma doença mais comum do que muita gente imagina.
O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de carater auto-imune, pois apresenta a produção de vários auto-anticorpos devido a uma disfunção do sistema imune.
Possui grande variedade de sintomas que se assemelham ao de várias outras doenças e, em geral, são intermitentes dificultando assim o diagnóstico precoce. Os primeiros sintomas mais comuns são:1
  • Febre
  • Mal-estar
  • Inflamação nas articulações
  • Inflamação no pulmão (pleurisia)
  • Inflamação dos gânglios linfáticos
  • Dores pelo corpo (por causa das inflamações)
  • Manchas avermelhadas
  • Úlceras na boca (aftas)
Sintomas graves ou que acarretem risco de morte (como a anemia hemolítica, amplo envolvimento cardíaco ou pulmonar, doença renal ou envolvimento do sistema nervoso central) frequentemente necessitam de um tratamento mais agressivo com especialistas.
Cerca de 10 a 20 % dos pacientes com LES apresentam algum familiar com quadro reumatológico ou de doença auto-imune (tireóide, hepática), o que mostra o componente genético no aparecimento da doença. Existe também a participação de hormônios, pois o LES é frequente na população fértil feminina, aparecendo durante ou após o parto. Além disso, é bem demonstrado que a exposição a luz solar pode facilitar o aparecimento ou piorar a doença.

O tratamento eficaz é médico (medicações adequadas a cada fase da doença) e fisioterapêutico: exercícios para manter ou melhorar os movimentos e a força muscular e orientações para prevenção da piora do quadro e para a convivência com a doença.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.