A importância da sensibilidade da mão na Fisioterapia





http://www.fisioterapia.com/public/files/fckeditor/image/terapia%20manual.jpg

Uma das minhas principais preocupações quando comecei a trabalhar com terapia manual foi o peso que a minha mão teria no paciente que eu iria tratar. E sei que essa é a preocupação (não posso afirmar que é a principal) de 99% dos fisioterapeutas que, literalmente, colocam a mão no paciente.

A coluna vertebral é a região que mais pode ser beneficiada com o emprego das terapias manuais. Observe que eu não estou escrevendo que é a única. Outras partes corporais podem e devem ser tratadas utilizando todo arsenal  de técnicas que nós, fisioterapeutas, temos a nosso favor. O que eu pretendi foi apenas alertar o quanto as terapias manuais devem ser utilizadas para os problemas de coluna, sejam eles quais forem.

Geralmente, a aplicação da Terapia Manual na Fisioterapia é um conjunto de manobras e técnicas físicas  que visa o desarme de pontos gatilho-vertebrais (trigger-points) que são os locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina. Os resultados são rápidos, pois atuam diretamente nas unidades causadoras da queixa. Algumas vezes a utilização de anti inflamatórios receitados pelo médico pode ser necessário e otimizar a recuperação do paciente.

Saindo um pouco do âmbito da coluna vertebral, além da aplicação de terapias manuais diversas que o fisioterapeuta pode aplicar no paciente, a cinesioterapia passiva, que feita pelo profissional, é muito importante em diversas fases do tratamento fisioterapêutico. A cinesioterapia pode ser utilizada em pré e pós operatórios, recuperação de lesões em articulações e musculares, manutenção do tônus muscular em pacientes acamados ou que não conseguem fazer o movimento ativo, dentre outras aplicações. Nesse caso, a "mão" do fisioterapeuta vai obedecer os objetivos do tratamento, e será fundamental para que, nos movimentos realizados, haja a melhora do quadro clínico.

A aplicação da terapia manual e na cinesioterapia passiva são apenas dois exemplos do quanto é importante a sensibilidade da mão na fisioterapia.

Quais são as outras importâncias que a mão tem na fisioterapia?


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.