A importância da sensibilidade da mão na Fisioterapia







http://www.fisioterapia.com/public/files/fckeditor/image/terapia%20manual.jpg

Uma das minhas principais preocupações quando comecei a trabalhar com terapia manual foi o peso que a minha mão teria no paciente que eu iria tratar. E sei que essa é a preocupação (não posso afirmar que é a principal) de 99% dos fisioterapeutas que, literalmente, colocam a mão no paciente.

A coluna vertebral é a região que mais pode ser beneficiada com o emprego das terapias manuais. Observe que eu não estou escrevendo que é a única. Outras partes corporais podem e devem ser tratadas utilizando todo arsenal  de técnicas que nós, fisioterapeutas, temos a nosso favor. O que eu pretendi foi apenas alertar o quanto as terapias manuais devem ser utilizadas para os problemas de coluna, sejam eles quais forem.

Geralmente, a aplicação da Terapia Manual na Fisioterapia é um conjunto de manobras e técnicas físicas  que visa o desarme de pontos gatilho-vertebrais (trigger-points) que são os locais, na coluna vertebral, onde a dor se origina. Os resultados são rápidos, pois atuam diretamente nas unidades causadoras da queixa. Algumas vezes a utilização de anti inflamatórios receitados pelo médico pode ser necessário e otimizar a recuperação do paciente.

Saindo um pouco do âmbito da coluna vertebral, além da aplicação de terapias manuais diversas que o fisioterapeuta pode aplicar no paciente, a cinesioterapia passiva, que feita pelo profissional, é muito importante em diversas fases do tratamento fisioterapêutico. A cinesioterapia pode ser utilizada em pré e pós operatórios, recuperação de lesões em articulações e musculares, manutenção do tônus muscular em pacientes acamados ou que não conseguem fazer o movimento ativo, dentre outras aplicações. Nesse caso, a "mão" do fisioterapeuta vai obedecer os objetivos do tratamento, e será fundamental para que, nos movimentos realizados, haja a melhora do quadro clínico.

A aplicação da terapia manual e na cinesioterapia passiva são apenas dois exemplos do quanto é importante a sensibilidade da mão na fisioterapia.

Quais são as outras importâncias que a mão tem na fisioterapia?

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.