Fisioterapia no tratamento da sinusite




http://todaperfeita.com.br/wp-content/uploads/2009/08/sinusite_cronica.jpg

O avanço do outono anuncia a chegada de um dos períodos do ano mais temidos por pessoas que convivem com doenças respiratórias: o inverno. A baixa umidade do ar é ingrediente certeiro para o ressecamento das vias aéreas, abrindo brecha para complicações provocadas pela sinusite, pela bronquite e pela asma. Para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida daqueles que são acometidos por essas doenças, uma especialidade da fisioterapia se mostra a principal aliada.

A Fisioterapia Respiratória no tratamento de rinites e sinusites realiza técnicas que auxiliam na melhora das funções das Vias Aéreas Superiores (VAS), como seios paranasais e as cavidades existentes ao redor do nariz, de forma preventiva e curativa.

A Sinusite Crônica é uma inflamação dos seios da face, caracterizada por uma secreção espessa, amarelada, contínua, com dor localizada nos seios paranasais e frontais, que pode estar frequentemente associada a outros problemas respiratórios, tais como a bronquiectasia, doença caracterizada por dilatações brônquicas irreversíveis, com lesão permanente dos tecidos de sustentação da parede brônquica e alteração na mucosa, acarretando na retenção de secreção e infecção crônica dos brônquios.

A fisioterapia na sinusite tem como objetivos a melhora da ventilação pulmonar, redução da resistência das vias aéreas, otimização da complacência pulmonar, diminuição do trabalho respiratório, para recuperar ao máximo a saúde de seus pacientes.

- Prevenir o acúmulo de secreção, e crises de repetição, quando realizada por período prolongado, determinado pelo médico ou fisioterapeuta.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.