Prevenção da trombose em recuperação de grandes traumas





Fraturas por quedas ou acidentes podem provocar trombose

Para quem sofre trauma grave, a trombose é um perigo que pode acontecer. E isso ocorrer por dois motivos principais: pelo impacto nos vasos sanguíneos e pelo tempo que a pessoa fica imobilizada na cama após o acidente.

A trombose costuma se manifestar por meio de dores nas pernas, principalmente nas panturrilhas, podendo chegar até o pé e o tornozelo; sensação de queimação na região afetada; mudanças na cor da pele, que começa a ficar vermelha ou azul; ou inchaço.

Os trombos se formam naturalmente no organismo para conter hemorragias, mas aos poucos se dissolvem espontaneamente e a circulação sanguínea volta ao normal. No entanto, em pessoas que têm disfunções nesse processo de limitar a formação de coágulos e desfazê-los, os trombos podem se formar em locais onde não houve sangramento.
Geralmente, os trombos se formam nas veias mais profundas dos membros inferiores. Quando se desprendem, podem migrar até o coração, alcançando os pulmões pela artéria pulmonar. Ao entrar no pulmão, a artéria pulmonar vai se ramificando, dando origem a vasos progressivamente mais estreitos. É esse estreitamento que impede a progressão do coágulo. Quando o trombo impacta um vaso pulmonar ocorre a embolia ou o tromboembolismo pulmonar.
Em casos de cirurgias de grande porte, o médico provavelmente receitará medicamentos anticoagulantes.
Fique atento aos sintomas da trombose depois de traumas graves, principalmente quando houver fratura nas vértebras ou lesões de medula espinhal.
Pratique exercícios físicos regularmente e evite permanecer muito tempo sentado sem movimentar as pernas, como ocorre nos ambientes de trabalho e nas viagens longas.
Evite o sobrepeso, o fumo e a hipertensão; e consulte seu médico para saber se você está no grupo de pessoas mais vulneráveis a sofrerem desse problema.
Fatores como colesterol alto, hospitalizações prolongadas, obesidade, consumo de álcool e câncer também aumentam o risco de desenvolver trombose.
Portanto, é importante o Fisioterapeuta observar os sinais de aparecimento da trombose quando tiver um paciente com um grande período de acamado ou com lesões nos vasos sanguineos.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.