Tratamento de Fisioterapia no Esporão de Calcâneo






http://farm3.static.flickr.com/2129/1971309683_f58d62081a.jpg

Estava lendo um artigo sobre o uso do ultrasom no esporão de calcâneo justamente para entender se e tão importante para ser aplicado junto com a cinesioterapia. O esporão de calcâneo é uma proeminência óssea com a base larga e espessa, sua extremidade pontiaguda, que se implanta nas tuberosidades do calcâneo, pode medir desde alguns milímetros até mais de 2 centímetros pode ser unilateral ou bilateral.

O tipo de esporão de calcâneo é classificado com a sua localização, ue é dado atrás do Raio X. Os tipos mais frequentes são o esporão calcanear inferior, plantar ou subcalcanear, que vai do processo medial de um ou ambos os calcâneo no sentido do pododáctilos. É maior na base e se estreita em direção da extremidade anterior, tem sua origem justamente no ponto de inserção da aponeurose plantar, apontando para o sentido distai; e esporão calcanear posterior ou retrocalcanear, localizado na face póstero-superior do calcâneo próximo a inserção do tendão de Aquiles.

O objetivo do tratamento de fisioterapia é:

• Diminuir o quadro álgico.

• Diminuir o quadro do processo inflamatório.

• Reduzir o edema, diminuindo assim o quadro inflamatório.

• Diminuir a tensão sobre a aponeurose pela flexão do ante-pé.

• Fortalecer as estruturas prejudicadas.

• Facilitar o equilíbrio de forças diminuindo a tensão.

• Reeducar quando a utilização do calçado adequado.


O tratamento de fisioterapia pode ser aplicado a crioterapia,  Corrente galvânica (iontoforese), a cinesioterapia ativa assistida na posição de drenagem, a cinesioterapia ativa.

Dentro dessa cinesioterapia pode-se aplicar alongamento dos músculos gastrocnêmios, sólio, fibular longo, fíbular curto e lumbricóides, interósseos dorsais, interósseos plantares e flexor curto dos dedos em alongamento. Fortalecimento dos músculos tibial posterior, lumbricóides, interósseos dorsal e plantares. A propriocepção da posição de equilíbrio e de suas modificações por parei do sistema muscular, especialmente durante o movimento é importante.

Algumas observações importantes para o tratamento de fisioterapia. Até a próxima.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.