11 efeitos fisiológicos da Hidroterapia




http://mamaevirtual.com/site/wp-content/uploads/2015/05/file_535ac4fde5a44.jpg

A hidroterapia tem inúmeros efeitos fisiológicos que associados aos diversos tipos de mobilizações, estabilizações, movimentos e posturas de alongamento e as diversas técnicas como o bad ragaz, watsu e halliwicki, irão proporcionar um grande ganho e melhora do quadro clínico deste paciente. Em virtude dos fatos mostrados acima o tratamento na piscina deve sempre ser indicado a estes pacientes e o mesmo deve ser combinado com o tratamento convencional já citado anteriormente e possibilitando um retorno mais rápido deste paciente a suas atividades normais.

EFEITOS FISIOLÓGICOS DA HIDROTERAPIA

01 - Alívio da Dor, ocorre pelo efeito térmico (frio ou quente) provocado pela ação da água, bem como pelo efeito da pressão hidrostática nos barorreceptores, que irão produzir um relaxamento muscular e posterior diminuição da dor. Feito extremamente importante quando se fala de LER/DORT, pois o maior problema que leva a incapacidade é a dor, e esta será diminuida por este tipo de tratamento.

02 - Diminuição dos Espasmos musculares, um efeito parecido com este acima, irá acontecer, aumentando a absorção do Cálcio circulante no organismo, levando a um relaxamento muscular e posterior diminuição dos espasmos.

03 - Relaxamento Muscular, o efeito provocado nos termo e nos barorreceptores irá produzir um efeito de relaxamento muscular, pois irá também aumentar a circulação sangüínea promovendo uma maior absorção do Cálcio no músculo, permitindo assim um relaxamento das fibras musculares.

04 - Aumento de Amplitude de Movimento, pelo efeito da ação da resistência oferecida pela esteira, no sentido contrário ao do movimento, obrigando esta articulação a ceder e a aumentar esta amplitude.

05 - Aumento da Circulação Sangüínea, em virtude do aumento da temperatura corporal, o organismo irá tentar compensar esta diferença térmica aumentado a circulação sangüínea, e com este aumento ele irá provocar várias alterações, pois irá aumentar a chegada de oxigênio as áreas hiperemiadas, etc.

06 - Diminuição do Tônus Muscular, pelo efeito dos estímulo da temperatura sobre os termoreceptores corporais.

07 - Melhora das Condições Cutâneas, pelo efeito proprioceptivo gerado pela pressão hidrostática sobre as áreas do corpo imersa.

08 - Fortalecimento Muscular, em virtude da resistência oferecida pela água aos movimentos.

09 - Aumento de Força Muscular, só de estar imerso o Tônus fisiológico corporal já é alterado, gerando um aumento da força muscular do paciente.

10 - Aumento da Resistência Muscular, o tempo a que este corpo ficará exposto irá aumentar o grau de resistência muscular, pois deste será solicitado um aumento de tônus fisiológico, bem como será exigido um grau de esforço muscular mais acentuado, porém sem levar a fadiga acentuada, o que irá permitir um esforço físico muitas vezes maior, gerando assim este aumento da resistência muscular, principalmente porque os limiares de suporte do ácido láctico serão aumentados, aumentado com isso o suporte ao limiar de dor.

11 - Aumento do moral e ganho psicológico do paciente, a terapia dentro da água é extremamente gratificante, facilitadora e não gera maiores riscos como quedas por exemplo, permitindo ao paciente executar movimentos e trabalhos os quais o mesmo não poderia executar fora deste ambiente e isto promove enormes ganhos psicológicos para este, pois ele irá se sentir capaz novamente.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.