Indicações e contraindicações do Shiatsu




http://cervj.com.br/uploads/tratamento/53cbce51944ca.jpg

A aplicação de pressão com os dedos em pontos específicos é a base principal do Shiatsu, embora também sejam utilizados as palmas das mãos, cotovelos, joelhos ou pés em áreas de maior extensão, promovendo a estimulação ao longo dos canais ou meridianos de energia.

São inúmeros os benefícios do shiatsu, mas poderemos recordar alguns já mencionados anteriormente e acrescentar outros:

- Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos.

- Produz relaxamento e alívio do estresse.

- Melhora a respiração.

- Ajuda a manter a saúde e previne doenças.

- Bom auxiliar no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, circulatórios, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, cervicalgia, nervo ciático, etc.

- Retarda o envelhecimento.

- Pode ser auto-aplicado, produzindo relaxamento até mesmo em ambiente de trabalho.

- Melhora a concentração de quem recebe e de quem aplica.


Contra-indicações do Shiatsu

O Shiatsu é indicado para muitos problemas, mas também possui algumas contra-indicações:

Em, mulheres grávidas deve ser feito com cuidado principalmente ao se trabalhar o canal do baço pâncreas, que possui pontos perigosos para elas.

Em caso de osteoporose, outras doenças degenerativas musculares, pressionar com muita cautela ou mesmo não fazer a pressão.

Em caso de câncer, avaliar muito bem antes para não promover a disseminação da doença para outras áreas do corpo.

Não pressionar sobre edemas e inchações, ou sobre fraturas.

Não pressionar sobre varizes.

Evitar pressionar sobre dores fortes ou nevralgias.

Não pressionar em crianças muito pequenas, para elas pode ser usada uma escovinha de cabelo de bebês, escovando na direção do canal, ou então, aplicar outra técnica, como a Shantala ou o Tui-Na infantil.

Alguns quadros psicopatológicos em que o paciente não suporta ser tocado, existem outras técnicas para isso, como a massagem Reichiana, que deve ser feita por psicólogo.

Para tratar um paciente, um aluno ou um atleta com o Shiatsu, não basta apenas saber os pontos localizados no corpo e sair por aí apertando. Há técnicas de pressão, onde a profundidade e o tempo em que se pressiona podem fazer efeitos diferentes.

Para fazer um diagnóstico da dor local, é preciso estudar a Teoria dos 5 elementos, Teoria Yin e Yang e fazer uma extensa anamnese no paciente, pois uma simples dor nas costas pode ser uma gastrite ou até mesmo uma pneumonia, dentre outras. E apertando tais pontos, pode-se piorar, e muito, a patologia do paciente. Não se esqueça que o terapeuta mexe DIRETAMENTE com meridianos (canais) que correspondem ao seu coração, fígado, rins, pulmões,...

Com ajuda daqui


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.