Kabat atuando na Doença de Parkinson






http://fisioaprimore.com/wp-content/uploads/2015/05/KABAT_portifolio.jpg

Há diversas formas do fisioterapeuta ajudar portadores da Doença de Parkinson. Um deles é o método Kabat, que tem como objetivo minimizar as perdas funcionais do portador do Parkinson.

Por ser um distúrbio progressivo que acomete homens e mulheres com idade média de 35 a 60 anos, os sintomas tendem a piorar com o tempo. O sintoma inicial, geralmente, é o tremor ao repouso. Posteriormente, a rigidez, a bradicinesia e as alterações posturais são percebidas. Como consequência da associação desses sintomas, o paciente apresenta uma significativa diminuição das suas habilidades funcionais.

Ao utilizar  Método Kabat, o fisioterapeuta trabalhará para diminuir esses sintomas. O  objetivo primário facilitar o paciente a alcançar seu mais alto nível funcional. O enfoque terapêutico é sempre positivo, reforçando e utilizando o que o paciente pode fazer, em nível físico e psicológico. É importante o profissional ter o enfoque no corpo todo e  não para um problema específico ou um segmento corporal.

Com isso, o Método Kabat irá promover o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares. As técnicas utilizam contrações musculares concêntricas, excêntricas e isométricas, combinadas com resistência propriamente graduada e procedimentos facilitatórios adequados, todos ajustados para atingir as necessidades de cada paciente.

As técnicas específicas e os procedimentos básicos da facilitação auxiliam o paciente a aumentar a sua habilidade em mover-se e permanecer estável. A utilização de contatos manuais adequados e de resistência apropriada ajudam na obtenção de coordenação motora e sincronismo, além de proporcionar consciência dos movimentos.

O método Kabat ou PNF ou Facilitação neuro-muscular é um dos métodos mais utilizados pelos fisioterapeutas em todo o mundo. Saber trabalhar com essa modalidade de terapia é quase uma obrigação para fisioterapeutas que trabalham com neurologia.
 


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping