Kabat atuando na Doença de Parkinson






http://fisioaprimore.com/wp-content/uploads/2015/05/KABAT_portifolio.jpg

Há diversas formas do fisioterapeuta ajudar portadores da Doença de Parkinson. Um deles é o método Kabat, que tem como objetivo minimizar as perdas funcionais do portador do Parkinson.

Por ser um distúrbio progressivo que acomete homens e mulheres com idade média de 35 a 60 anos, os sintomas tendem a piorar com o tempo. O sintoma inicial, geralmente, é o tremor ao repouso. Posteriormente, a rigidez, a bradicinesia e as alterações posturais são percebidas. Como consequência da associação desses sintomas, o paciente apresenta uma significativa diminuição das suas habilidades funcionais.

Ao utilizar  Método Kabat, o fisioterapeuta trabalhará para diminuir esses sintomas. O  objetivo primário facilitar o paciente a alcançar seu mais alto nível funcional. O enfoque terapêutico é sempre positivo, reforçando e utilizando o que o paciente pode fazer, em nível físico e psicológico. É importante o profissional ter o enfoque no corpo todo e  não para um problema específico ou um segmento corporal.

Com isso, o Método Kabat irá promover o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares. As técnicas utilizam contrações musculares concêntricas, excêntricas e isométricas, combinadas com resistência propriamente graduada e procedimentos facilitatórios adequados, todos ajustados para atingir as necessidades de cada paciente.

As técnicas específicas e os procedimentos básicos da facilitação auxiliam o paciente a aumentar a sua habilidade em mover-se e permanecer estável. A utilização de contatos manuais adequados e de resistência apropriada ajudam na obtenção de coordenação motora e sincronismo, além de proporcionar consciência dos movimentos.

O método Kabat ou PNF ou Facilitação neuro-muscular é um dos métodos mais utilizados pelos fisioterapeutas em todo o mundo. Saber trabalhar com essa modalidade de terapia é quase uma obrigação para fisioterapeutas que trabalham com neurologia.
 


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.