O uso de Maitland na Lombalgia




http://floramater.com.br/wp-content/uploads/2015/03/92e5a7b3ad2e6a5c85333499cb4b40bc.jpg

A lombalgia crônica seria a dor originada em uma coluna vertebral que não recuperou seu primitivo equilíbrio biodinâmico, após uma lesão inicial. Em outras palavras, lombalgia crônica é aquela que persiste além do tempo razoável para a cura de uma lesão ou que está associada a processos patológicos crônicos, que causam dor contínua ou recorrente, com duração maior que três meses ou ano.

A lombalgia é uma das doenças mais comuns no mundo ocidental, afetando 80-85% da população em alguma época de sua vida. É a segunda causa mais comum para a procura de cuidados médicos, de 10-15% dos pacientes recebem fisioterapia e o pico de prevalência da dor lombar ocorre ente 45 e 59 anos de idade, atingindo tanto homens quanto mulheres.

A terapia manual tem como principais objetivos:

- aliviar os sintomas do paciente, principalmente a dor;

- diminuir o espasmo muscular, assim como, conservar ou restaurar o movimento voluntário, aumentar a flexibilidade de tecidos conectivos macios (músculo, cápsula, ligamentos e tendões);

- prevenir o depósito de infiltrados fibroadiposos que geram aderências intra-articulares e prevenir uma fibrilação cartilaginosa;

- reposicionar corpos estranhos intra-articulares (incluindo tecido fibrocartilaginoso e membrana sinovial) que bloqueiam movimentos acessórios.

A técnica de Maitland poderá ser usada no tratamento de uma articulação hipomóvel, com a intenção de aumentar o seu movimento, no tratamento da dor, além da tensão muscular periarticular. Assim, o método utilizado visa produzir um aumento da amplitude de movimento, tanto quanto possível, com a mais gentil das pressões e sem sentir qualquer grau de tensão. O método de utilização da técnica vai diferir, na dependência de seus objetivos.

Quando se pretende tratar a dor, a amplitude de movimento deverá ser tão grande quanto à resposta sintomática permita; quanto maior a dor, mais suave e lento deverá ser o ritmo, e quando se pretende tratar uma dor que está presente apenas no final do movimento, ou quando se trata uma tensão, as técnicas deverão ser de movimento de pequena amplitude, no limite do arco.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.