RPG tem efeitos agudos no tratamento?






http://www.vitalitesalvador.com.br/wp-content/uploads/2012/06/DSC_04951-e1348717572423.jpg

Estava lendo sobre os efeitos agudos de uma sessão de RPG (reeducação postural global) e encontrei um artigo que vai na mesma direção que eu já vinha observando em consultório.  O RPG é uma técnica bem procurada para quem quer melhorar a postura e/ou tratar de problemas ocasionados por ela.

Não é novidade para os fisioterapeutas que hábitos posturais inadequados associados ao uso assimétrico do corpo humano durante as atividades funcionais podem ocasionar desequilíbrio do sistema neuromuscular e, consequentemente, alterações posturais que provocam dores e incapacidades.

O desgaste sofrido pelo corpo humano é grande, levando a alterações posturais podem levar à dor podem ser a pressão sobre uma raiz nervosa, a tensão nas estruturas que contém terminações nervosas, espasmos musculares, encurtamentos adaptativos, instabilidade articular entre outras.

O RPG é uma técnica de tratamento fisioterapêutico que aplica posturas ativas e simultâneas, isométricas em posições excêntricas dos músculos da estática aplicadas em decoaptação articular progressiva.

Ela preconiza a utilização de posturas específicas para o alongamento de músculos organizados em cadeias musculares, proporcionando o posicionamento correto das articulações e o fortalecimento dos músculos, os quais corrigem disfunções,não só da coluna vertebral, como também de outras articulações. O alongamento global alonga vários músculos simultaneamente, pertencentes à mesma cadeia muscular, e parte do pressuposto de que um músculo encurtado cria compensações em músculos próximos ou distantes. Desta forma,se ocorrer um encurtamento da cadeia muscular anterior, haverá a projeção da cabeça anteriormente, anteriorização dos ombros, aumento da cifose torácica, joelhos e calcâneo valgo e pés planos (10).

As posturas de RPG foram assim descritas: "rã no chão com braços abertos e fechados, rã no ar com braços abertos e fecha dos, em pé contra a parede, em pé no centro, postura sentada e postura em pé com inclinação anterior".

A postura "rã no chão" tem como objetivo o alongamento dos músculos e fáscias da cadeia anterior, tais como o sistema suspensor do diafragma e das vísceras, músculos esternocleidomastoideo (ECM), reto anterior maior e menor do pescoço e escalenos, tendão do diafragma, músculo iliopsoas, trato ílio-tibial, músculos adutores e o músculo tibial anterior.

A grande questão que fica é se há efeitos agudos na aplicação dessa técnica, se há modificação o alinhamento corporal imediatamente após a técnica e consequentemente reduzir a sobrecarga nas articulações e músculos em tensão.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping