Como fazer exercícios Kegel?




http://www.drfernandoalmeida.com.br/blog/wp-content/uploads/2010/04/img-blog_exercicios-de-kegel.jpg


Você pode fazer estes exercícios em qualquer lugar: sentada a qualquer mesa, esperando o ônibus, lavando louças, dirigindo o carro, esperando em uma fila, ou assistindo televisão. Ninguém perceberá que está fazendo estes exercícios.

Siga as seguintes instruções de como fazê-los:

- Primeiramente, tente uma vez iniciar e parar o fluxo de urina enquanto estiver urinando para que saiba quais músculos usar.

- Quando não estiver urinando, contraia estes músculos e segure por 4 segundos. Depois relaxe. Contraia e relaxe estes músculos pelo menos 10 vezes. Faça isto de 5 a 8 vezes por dia.

Para fazer os exercícios de forma correta, preste atenção nas seguintes orientações:

  • Não contraia outros músculos ao mesmo tempo. Tenha o cuidado de não contrair o

estômago, as pernas ou outros músculos, pois poderá exercer muita pressão sobre os músculos que controlam a bexiga. Procure contrair apenas o músculo pélvico.

  • A repetição é importante, mas não exagere.
  • Realize as series 3 vezes ao dia. Lembre-se que apenas cinco minutos, três vezes por dia podem fazer toda a diferença.
  • Não desista dos exercícios. Geralmente os resultados só aparecem três a seis semanas. Se os sintomas não melhorarem dentro de três a seis semanas, consulte o seu médico.
  • Não utilize os músculos pélvicos sem necessidade. Quando aumenta a pressão sobre a bexiga (por ex., quando espirra, levanta pesos ou salta), os músculos pélvicos também são acionados. Ao contrair estes músculos antes deste tipo de atividade, poderá evitar lesões musculares o desgaste natural dessa musculatura.

Para identificar esses músculos, há três métodos. Tente interromper o fluxo de urina quando estiver sentada no vaso sanitário. Se o conseguir fazer, significa que está utilizando os músculos corretos. Outra opção é imaginar que você está tentando impedir a saída de gases. Contraia os músculos que utilizaria nessa situação. Se você sentir uma sensação de "puxar", significa que esses são os músculos corretos para os exercícios de Kegel. O terceiro método é, deitada, colocar o dedo dentro da vagina. Contraia-se como se estivesse tentando interromper a saída de urina. Se sentir o seu dedo apertado, significa que está contraindo o músculo pélvico correto.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.