Dica: 3 exercícios para o quadril





http://www.centraldafisioterapia.com.br/bd_imagens/16102013103718.jpg

Não há dúvidas sobre a importância do quadril na manutenção da posição bípede. O quadril é responsável por sustentar o corpo, além de ajudar também a articular o fêmur, osso da coxa, e o osso da bacia. O encaixe desses ossos com o quadril deve ser perfeito e macio e, por isso, há uma cartilagem nessa região para amortecer esse contato.

Para deixar essa articulação sem problemas, é importante fazer exercícios. É  possível fazer exercícios simples que ajudam a fortalecer o quadril e evitar lesões. Confira abaixo três exemplos de exercícios:

1. Com uma cadeira à frente, coloque as duas mãos no encosto e levante uma das pernas dobradas enquanto a outra permanece esticada. Depois repita o movimento com a outra perna e vá alternando.

A dica é começar com 2 ou 3 séries de 10 repetições, para depois aumentar para 15 repetições.

2. Ainda com a cadeira à frente, leve uma das pernas para o lado e mantenha o joelho esticado. Volte à posição inicial e faça o mesmo com a outra perna. Nesse exercício, a pessoa pode usar uma faixa elástica em volta das pernas para forçar ainda mais a musculatura. .

O ideal é começar aos poucos, com 2 ou 3 séries de 10 repetições com cada perna. Depois, se a pessoa se sentir à vontade, pode aumentar para 15 repetições.

3. Deite no chão, dobre as duas pernas e levante o quadril, sempre contraindo o abdômen e o glúteo. O ideal é que o corpo fique alinhado, como mostra a imagem.

Esse exercício pode ser feito todos os dias. A dica é começar com 2 ou 3 séries de 10 repetições, para depois aumentar para 15 repetições, que é o mais ideal.

São exercícios simples, que podem ser feitos por pessoas de todas as idades.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.