Espasticidade e terapia manual




https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5LNYfhmBIAA8OtXESaod7DD1gAEQKSEzOTzOagMrdUC2Syr8d9OYJC6aF_g7kN2B5uW3NvGImoUO1CUBNOoYEhtlJ32D5O6pjedcTnWJLZhiC592c4DYqIKyMCa9rYTh3jovN7ZALxTc/s1600/Spasticityafterstroke.jpg

É sabido que as diferentes técnicas de terapia manual utilizadas pelos fisioterapeutas são utilizadas para o tratamento de diversas patologias e problemas decorrentes delas. E um tipo de problema que está diariamente na vida do fisioterapeuta é a espasticidade.

A espasticidade pode ser definida como o aumento, velocidade dependente, do tônus muscular, com exacerbação dos reflexos profundos, decorrente de hiperexcitabilidade do reflexo do estiramento. A espasticidade associa-se, dentro da síndrome do neurônio motor superior, com a presença de fraqueza muscular, hiperreflexia profunda e presença de reflexos cutâneo-musculares patológicos, como o sinal de Babinski
A atuação do fisioterapeuta tem como objetivo a inibição da atividade reflexa patológica para normalizar o tônus muscular e facilitar o movimento normal, devendo ser iniciado o mais breve possível. Por inibição da atividade reflexa patológica se entende evitar e combater os padrões de movimento e posturas relacionadas aos mecanismos reflexos liberados, adotando posições e guias adequadas e empregando os métodos inibidores. Assim, a fisioterapia pode prover condições que facilitem o controle do tônus prestando ajuda nos movimento e na aquisição de posturas, oferecendo estímulos que favoreçam os padrões normais.
Uma coisa importante para se inibir o padrão patológico é conhecer suas formas de instalação, que variam de acordo com o tipo e o local da lesão. O grau de hipertonia vai indicar o quanto de inibição será necessária. Com a inibição se facilita o movimento normal e, por sua vez o movimento normal inibe a espasticidade. Cada padrão patológico terá a sua inibição, não só no posicionamento mas em todos os movimentos passivos ou ativos utilizados desde as primeiras sessões de fisioterapia. Muitas vezes será necessário o uso de talas ou splints para auxiliar no posicionamento ou facilitar os movimentos dentro de um padrão mais próximo de normal.
A espasticidade é evidenciada pelo grau de excitabilidade do fuso muscular que depende fundamentalmente da velocidade com que os movimentos são feitos. Portanto, os movimentos lentos têm menor possibilidade de induzir a hipertonia espástica. Da mesma forma, os alongamentos músculo-tendinosos devem ser lentos e realizados diariamente para manter a amplitude de movimento e reduzir o tônus muscular. Exercícios frente a grande resistências podem ser úteis para fortalecer músculos débeis, mas devem ser evitados nos casos de pacientes com lesões centrais, pois nestes se reforçarão as reações tônicas anormais já existentes e consequentemente aumentará a espasticidade.
Dentre os diferentes métodos existentes para o tratamento da espasticidade sobressai o método neuroevolutivo (Bobath). Porém, há alternativas que podem ser utilizadas para reduzir a espasticidade seriam a aplicação de calor e frio durante períodos prolongados e massagens rítmicas profundas, aplicando pressão sobre as inserções musculares.  A massagem pode ser útil para relaxar os músculos e melhorar a gama de exercícios de movimento do paciente.
O tratamento fisioterápico tem como metas, em resumo, preparar para uma função, manter as já existentes ou aprimorar sua qualidade, através da adequação da espasticidade.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.