Reeducação Postural Global e a Respiração




http://www.centrorpg.com.br/admin/noticias/fotos/20130913024401images.jpg

A RPG pode trabalhar todos os problemas atendidos pela fisioterapia, com a vantagem de ser um tratamento global voltado para as limitações individuais de cada paciente.

O RPG (Reeducação Postural Global) consiste em métodos de alongamentos empregados por fisioterapeutas com o objetivo de corrigir a postura e assim aliviar as dores.  Ele  trabalha com posturas de alongamentos cada vez mais globais, alongando principalmente a musculatura estática do tórax, que contém a maior parte do sistema respiratório e mantém a ventilação; e o diafragma, músculo responsável pela respiração.

O processo respiratório se faz de dois tempos:

- a inspiração, que corresponde à entrada do ar e subsequente expansão pulmonar, a qual resulta da contração do diafragma e descida da sua parte central ou tendinosa (o centro frenico), e

- a expiração, que corresponde à saída do ar, normalmente um processo passivo que resulta do relaxamento dos músculos inspiratórios e à recuperação da amplitude elástica dos pulmões.

Quando a respiração é limitada, ela compromete a mobilidade e a vitalidade de todo o corpo, por isso a importância de uma respiração bem trabalhada. Em um sentido global tais alongamentos vão melhorar a respiração e, sobretudo, a postura. A pessoa alonga e adquire todo um comprimento de musculatura mais saudável.

Ao mesmo tempo que a respiração pode facilitar a execução dos movimentos, pode também, quando utilizada ao contrário, servir de elemento desafiador. A respiração assim, além de ser usada na mobilização da coluna em planos múltiplos de movimento simples ou combinados, contribui com a estabilização da coluna.

As tensões da vida contemporânea e a falta de movimentação corporal têm transformado o homem em um ser sentado e curvado.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.