Reeducação Postural Global e a Respiração






http://www.centrorpg.com.br/admin/noticias/fotos/20130913024401images.jpg

A RPG pode trabalhar todos os problemas atendidos pela fisioterapia, com a vantagem de ser um tratamento global voltado para as limitações individuais de cada paciente.

O RPG (Reeducação Postural Global) consiste em métodos de alongamentos empregados por fisioterapeutas com o objetivo de corrigir a postura e assim aliviar as dores.  Ele  trabalha com posturas de alongamentos cada vez mais globais, alongando principalmente a musculatura estática do tórax, que contém a maior parte do sistema respiratório e mantém a ventilação; e o diafragma, músculo responsável pela respiração.

O processo respiratório se faz de dois tempos:

- a inspiração, que corresponde à entrada do ar e subsequente expansão pulmonar, a qual resulta da contração do diafragma e descida da sua parte central ou tendinosa (o centro frenico), e

- a expiração, que corresponde à saída do ar, normalmente um processo passivo que resulta do relaxamento dos músculos inspiratórios e à recuperação da amplitude elástica dos pulmões.

Quando a respiração é limitada, ela compromete a mobilidade e a vitalidade de todo o corpo, por isso a importância de uma respiração bem trabalhada. Em um sentido global tais alongamentos vão melhorar a respiração e, sobretudo, a postura. A pessoa alonga e adquire todo um comprimento de musculatura mais saudável.

Ao mesmo tempo que a respiração pode facilitar a execução dos movimentos, pode também, quando utilizada ao contrário, servir de elemento desafiador. A respiração assim, além de ser usada na mobilização da coluna em planos múltiplos de movimento simples ou combinados, contribui com a estabilização da coluna.

As tensões da vida contemporânea e a falta de movimentação corporal têm transformado o homem em um ser sentado e curvado.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.