Tendinite dos flexores da mão





https://qualidadeonline.files.wordpress.com/2009/12/ler.jpg

A tendinite dos flexores da mão é a inflamação dos tendões flexores na mão, se é aguda se chama de tendinite, enquanto se é crônica é definida tendinose e provoca a degeneração das fibras internas, mas serve muito tempo para o desenvolvimento desse distúrbio.

O principal sintoma é a dor nos dedos da mão no lado palmar. O desconforto ocorre durante os movimentos, com o alongamento e pressionando sobre o tendão, parece com uma pontada.

Geralmente se forma um pequeno derramamento interno, mas no externo não se percebe a mão inchada.

Algumas pessoas têm a mão dormente porque se a tendinite é grave pode ocorrer a síndrome do túnel do carpo que causa dormência e formigamento nos 3 primeiros dedos (polegar, dedos indicador e médio).

A dor nunca é forte ou insuportável, mas depois de um longo período pode tornar-se irritante.

http://www.violaobrasil.com.br/wp-content/tendoes.jpg

  As pessoas que praticam esportes, tocam instrumentos musicais ou que usam a mão para tividades repetitivas, como a dona de casa etc.. podem significativamente piorar seu humor por causa da tendinite que torna difícil ou impossível trabalhar e desempenhar suas atividades cotidianas.

A fisioterapia mais eficaz é aquela manual, a mão é composta principalmente de ossos, tendões, ligamentos e tecido conjuntivo.

É raro que os músculos e outras estruturas provocam os sintomas, portanto para resolver a tendinite é necessário soltar as aderências que se formam entre os tendões e os tecidos conjuntivos.  A manipulação miofascial é o tratamento que usam os centros especializados para a reabilitação das mãos e dos dedos.
Entre os tratamentos com equipamentos a fisioterapia, o tratamento com laser, ondas de choque e ultra-som são os mais adequados.

Em caso de lesões decorrentes do trabalho por esforço repetitivo, deve-se procurar o INSS para recebimento do benefício se estiver implicando na perda da capacidade de trabalho. Independente disso pode exigir do empregador uma adequação ergonômica do trabalho. É preciso ter um ambiente saudável. Se a empresa oferece equipamentos ergonômicos adequados, mas o trabalhador se recusa a usá-los, ele pode ser demitido por justa causa.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.