Saiba mais sobre o Complexo da Fibrocartilagem Triangular






 Tfcc tears 0 large

O complexo da fibrocartilagem triangular (TFCC) é uma peça fina de tecido encontrado entre o final da ulna e os ossos sobrejacente da articulação do punho, que é feita de ambos os ligamentos e cartilagens.

O pulso é uma articulação muito complexa, sendo uma coleção de muitos pequenos ossos e articulações. Contando os dois ossos do antebraço, os oito ossos do carpo e dos cinco ossos do metacarpo, a conexão entre o antebraço e a mão contém quinze ossos móveis em conjunto para fornecer movimento de pulso apropriada e função.

A porção central do punho é composta por oito ossos do carpo dispostos em duas linhas. A linha de ossos mais próximo ao antebraço senta em cima do rádio e ulna.

O pequeno-dedo do punho, o fim da ulna se encontra com dois dos ossos do punho chamado o semilunar eo piramidal. Entre estes dois conjuntos de ossos é um pedaço de tecido mole chamado o complexo da fibrocartilagem triangular ou TFCC. Como o nome indica, a TFCC tem uma forma triangular quando visto de cima. Sua borda externa é feita de tecido ligamentar, o que proporciona estabilidade para as extremidades do rádio e ulna no punho. A parte central da TFCC é feito de mais tecido cartilaginoso que é denominado o "disco articular" e proporciona amortecimento entre a ulna e ossos do carpo sobrejacente.

Existem muitas causas de lesão do TFCC.  A queda sobre a mão com o punho estendido, juntamente com algum tipo de movimento de torção, é uma causa comum de lesão desse complexo.

Atletas é uma população que lesionam muito essa região porque estão mais propensos a terem traumas repetidos ou não. Inesperadas forças de torção em todo o pulso, como quando se liga uma furadeira, pode causar um desgaste para os tecidos do TFCC.

O diagnóstico e tratamento da dor do pulso do lado ulnar melhorar com os avanços da tecnologia nas imagens e artroscopia. Foram descritas várias técnicas para o reparo artroscópico do TFCC.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.