Saiba mais sobre o Complexo da Fibrocartilagem Triangular




 Tfcc tears 0 large

O complexo da fibrocartilagem triangular (TFCC) é uma peça fina de tecido encontrado entre o final da ulna e os ossos sobrejacente da articulação do punho, que é feita de ambos os ligamentos e cartilagens.

O pulso é uma articulação muito complexa, sendo uma coleção de muitos pequenos ossos e articulações. Contando os dois ossos do antebraço, os oito ossos do carpo e dos cinco ossos do metacarpo, a conexão entre o antebraço e a mão contém quinze ossos móveis em conjunto para fornecer movimento de pulso apropriada e função.

A porção central do punho é composta por oito ossos do carpo dispostos em duas linhas. A linha de ossos mais próximo ao antebraço senta em cima do rádio e ulna.

O pequeno-dedo do punho, o fim da ulna se encontra com dois dos ossos do punho chamado o semilunar eo piramidal. Entre estes dois conjuntos de ossos é um pedaço de tecido mole chamado o complexo da fibrocartilagem triangular ou TFCC. Como o nome indica, a TFCC tem uma forma triangular quando visto de cima. Sua borda externa é feita de tecido ligamentar, o que proporciona estabilidade para as extremidades do rádio e ulna no punho. A parte central da TFCC é feito de mais tecido cartilaginoso que é denominado o "disco articular" e proporciona amortecimento entre a ulna e ossos do carpo sobrejacente.

Existem muitas causas de lesão do TFCC.  A queda sobre a mão com o punho estendido, juntamente com algum tipo de movimento de torção, é uma causa comum de lesão desse complexo.

Atletas é uma população que lesionam muito essa região porque estão mais propensos a terem traumas repetidos ou não. Inesperadas forças de torção em todo o pulso, como quando se liga uma furadeira, pode causar um desgaste para os tecidos do TFCC.

O diagnóstico e tratamento da dor do pulso do lado ulnar melhorar com os avanços da tecnologia nas imagens e artroscopia. Foram descritas várias técnicas para o reparo artroscópico do TFCC.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.