Use o Slackline para melhorar o equilíbrio e a postura




O equilíbrio e a concentração são fundamentais na prática do esporte./Foto: Alex Koch - Fotolia

O Slackline é um esporte que consiste em equilibrar-se em cima de uma fita suspensa entre dois pontos fixos. Seu objetivo é atravessar esse percurso se equilibrando, possibilitando treinar o corpo, melhorar o equilíbrio e concentração

Entende-se que essa pratica é uma variação e evolução da corda bamba do circo. Além do equilíbrio exigido constantemente o esporte envolve diferentes grupos musculares, tanto superiores quanto inferiores, trabalhando constantemente o ganho de força do atleta.

Como o objetivo é se manter sobre uma fita de base pequena e oscilatória, o equilíbrio é trabalhado a todo o momento. Assim, os músculos responsáveis pelo estabilização são fortalecidos e ocorre a melhora do equilíbrio. Consequentemente a propriocepção, que é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, aumenta.

Uma consequência do ganho de equilíbrio é a conquista da postura certa. A fita obriga o praticante a manter uma postura correta para que ele consiga ficar sobre ela o maior tempo possível.  Cada pessoa possui características individuais de postura que podem ser influenciadas por alguns fatores, anomalias congênitas, adquiridas, má postura, obesidade, má alimentação, atividades físicas sem orientação entre outras. Uma boa postura ajusta nosso sistema musculoesquelético distribuindo e equilibrando todo o esforço de nossas atividades diárias favorecendo a menor sobrecarga em cada segmento corporal.

Os benefícios posturais oferecidos pelo slackline se dão graças ao envolvimento de diversos grupos musculares na cintura pélvica e escapular durante o exercício. Nas mulheres, além de prevenir a incontinência urinária e prolapso, a melhoria da região pélvica traz benefícios durante a gravidez, auxílio no trabalho de parto e recuperação do períneo.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.