4 tipos de cirurgias que a Drenagem Linfática Facial é indicada




 https://clinicacorpoealma.files.wordpress.com/2013/02/drenagem_linfatica.jpg

A drenagem linfática facial é uma aliada para uma boa recuperação pós-operatória. O tratamento segue os mesmos princípios da drenagem corporal, porém sua ênfase está em diminuir toxinas e reduzir os edemas, dando um melhor contorno à face do paciente.

A drenagem é indicada após cirurgias faciais pois as equimoses (roxos na pele) tendem a diminuir quando os gânglios linfáticos são estimulados pela técnica, que não faz uso de aparelhos.

Veja abaixo 4 tipos de cirurgia que a Drenagem Linfática é indicada:

Ritidoplastia (cirurgia da face)
A cirurgia plástica da face tornou-se um dos procedimentos mais populares da especialidade graças ao surgimento de técnicas novas e a grande melhora na qualidade dos resultados. O objetivo desta cirurgia é atenuar os efeitos do tempo, gravidade, exposição solar e stress do cotidiano sobre a face, que resultam no aparecimento dos sinais de envelhecimento. A ritidoplastia remove a gordura excessiva, reposiciona a musculatura e retira os excessos de pele da face e do pescoço. O objetivo principal da ritidoplastia é deixar a face naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.

Rinoplastia (cirurgia do nariz)
A rinoplastia tem como princípio básico a construção de um nariz bonito e funcional. Nesta cirurgia, as cartilagens e ossos que formam o esqueleto do nariz são esculpidos de acordo com as características do nariz e da face do paciente. Quase sempre é necessário utilizar enxertos de cartilagem, retirados do próprio nariz, costela ou da orelha, para corrigir as alterações de contorno e fortalecer o esqueleto remanescente.

Em casos onde há dificuldade respiratória, pode ser necessário corrigir desvios do septo nasal e das outras estruturas que formam as vias responsáveis pela passagem do ar. A cirurgia pode ser realizada de forma "aberta" ou "fechada", conforme a preferência do cirurgião e as características do nariz a ser operado

Otoplastia (cirurgia das orelhas)
A otoplastia é a cirurgia que visa à correção estética das orelhas de abano. Pode ser realizada em qualquer idade, porém, normalmente, é feita em crianças até 6 anos, ou antes do início da escola, quando cerca de 90% do crescimento final da orelha estará completo.

Realizar o procedimento precocemente, evita que a criança fique exposta a eventuais traumas psicológicos resultantes de apelidos e gozações. Realizada através de uma incisão localizada no sulco atrás da orelha, a otoplastia visa posicionar as orelhas mais próximo da cabeça e criar as dobras cartilaginosas que caracterizam esta parte do corpo. A "rotação" da orelha pode ser executada retirando-se um pedaço da cartilagem da concha ou simplesmente utilizando suturas.

Blefaroplastia (cirurgia das pálpebras)
A blefaroplastia é a cirurgia para correção das alterações das pálpebras. É realizada através de incisões localizadas nas linhas naturais das pálpebras superiores e logo abaixo dos cílios nas pálpebras inferiores. Após incisar a pele, o cirurgião separa a pele da musculatura e gordura subjacentes, retira os excessos de gordura das bolsas palpebrais e remove as áreas de músculo e pele flácidos.

As incisões são suturadas com fios finos e delicados. A região das pálpebras apresenta um perfil de cicatrização muito favorável e as cicatrizes tendem a se tornar imperceptíveis após alguns meses. O procedimento pode ser realizado sozinho (somente nas pálpebras superiores, inferiores, ou ambas) ou associado a outras cirurgias como a ritidoplastia (Landecker, 2009).


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.