6 exercícios para capsulite adesiva




http://www.equilibriofitefisio.com.br/wp-content/uploads/2015/09/ombro-612x252.jpg


A capsulite adesiva (ou ombro congelado) é uma condição clínica caracterizada por dor e rigidez articular do ombro, de início insidioso e arrastado, porém de evolução autolimitada.
Dor mal localizada no ombro, piora com os movimentos, piora noturna, inicio espontâneo e de piora progressiva, levando a restrição dos movimento, principalmente rotação externa, elevação e rotação interna.

Evolução:

Dividida em 3 fases:
  • Fase aguda ou hiperálgica: dor insidiosa que se agrava rapidamente (primeiro sintoma da doença), a mobilidade está presente mas é dolorosa. Pode ser acompanhada de fenômenos neurovasculares (distrofia simpaticoreflexa). Duração de 6 semanas a 9 meses.
  • Fase de enrijecimento ou congelamento: a dor passa a ser principalmente noturna e na tentativa de mobilização da articulação. Ocorre a perda progressiva da amplitude de movimento e redução do espaço articular. Duração de 4 a 6 meses.
  • Fase de descongelamento: caracteriza-se pela liberação progressiva do arco de movimento, melhora da dor, aumento do espaço articular. Duração 6 meses a 2 anos.
Pode resultar de aderências entre a cápsula e o osso, contratura de partes moles ao redor da articulação ou contraturas musculotendinosas.

Aqui estão alguns exemplos de exercícios de reabilitação típicos para capsulite adesiva do ombro (ombro congelado).

1. Alongamentos da cervical


2. Rotações dos ombros


3. Flexão dos ombros

4. Rotação dos ombros

5. Rotação interna do ombro


 6. Mobilização das omoplatas













Os cuidados de acompanhamento são uma parte fundamental do seu tratamento e segurança. Não deixe de comparecer a todos os tratamentos de fisioterapia agendados.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.