Exercícios para Paralisia Facial separados por músculos






http://www.fisioterapia.com/public/files/noticia/PARALISIA_FACIAL.jpg

A paralisia facial periférica (PFP) ocorre quando há interrupção da condução nervosa do nervo facial, consequência de diferentes fatores etiológicos, tais como traumáticos (pode acometer os indivíduos através de objetos cortantes ou perfurantes, projéteis de arma de fogo, acidentes automobilísticos e outros), infecciosos (causadas pela meningite,otites, herpes zoster e outras), neoplásicos, disfunções metabólicas (Diabetes Mellitus, hipotireoidismo, gravidez), idiopáticos e outros.

Alguns músculos são acometidos e devem ser movimentados para melhorar a paralisia. Saiba mais sobre os músculos e os movimentos que eles realizam:

Occipitofrontal - O paciente deve contrair o músculo, fazendo "cara de assustado"– manter a contração e realizar massagem com três dedos no sentido da sobrancelha para o couro cabeludo.

Corrugador do Supercílio - Contrair o músculo fazendo "cara de bravo", manter a contração, realizar a massagem digital com o dedo indicador no sentido sobrancelha em direção à glabela.

Orbicular dos Olhos - Solicitar ao paciente fechar os olhos com força , manter o fechamento, inicialmente realizar um movimento de pinçamento com os dedos polegar e indicador. O polegar direciona a pálpebra inferior em direção à superior e o dedo indicador aproxima a pálpebra superior na direção da inferior , promovendo assim o fechamento total das pálpebras. Após o pinçamento ou varredura, o paciente deve ficar com os olhos fechados de cinco a 10 segundos.

Obs.: se o gap não for grande, o fechamento pode ser suave; quando somente a parte do meio para o canto interno do olho permanece com gap, o fechamento também deve ser suave e a massagem é a varredura com os dedos indicador e médio no sentido do canto externo do olho para o interno.

Mirtiforme ou Abaixador do Septo Nasal - Contrair o músculo, como "raspar o bigode" , manter a contração e realizar a massagem digital com o dedo polegar na direção do nariz para o lábio superior, sobre o filtro labial.

Prócero, Nasal e Levantador do Lábio Superior e da Asa do Nariz - Contrair os músculos, fazendo cara de "cheiro ruim", manter a contração e fazer a massagem digital com o dedo indicador no sentido da asa do nariz em direção ao canto interno do olho.

Zigomático Maior e Menor, Levantador do Lábio Superior - Contrair os músculos fazendo "sorriso aberto" mostrando os dentes superiores, manter a contração e realizar massagem digital com três dedos, no sentido do movimento.

Bucinador - O paciente deve colocar uma espátula ou seu dedo na cavidade oral, na face interna da bochecha e empurrá-la, ao mesmo tempo, deve fazer força contrária a este movimento.

Risório - O paciente deve contrair o músculo fazendo "sorriso fechado", manter a contração e realizar a massagem digital com o dedo indicador no sentido da comissura do lábio em direção à orelha .

Abaixador do Lábio Inferior -
O paciente deve contrair o músculo, mostrando os dentes inferiores, abaixando somente o lábio inferior, manter a contração e realizar massagem como dedo polegar no sentido do lábio inferior para baixo.

Mentual - Paciente contrai o músculo fazendo cara de "magoado", faz a massagem com o dedo polegar de baixo para cima .

Orbicular da Boca - Fazer bico , ao realizar este movimento pode ocorrer desvio do bico para o lado não paralisado, sendo necessário centralizar o bico, manter a contração e fazer massagem do lado paralisado no sentido da comissura labial para o meio dos lábios.

Abaixador do Ângulo da Boca - Contrair o músculo, fazendo cara de "palhaço triste" , manter a contração, realizar massagem com o dedo indicador da comissura do lábio para baixo .

O movimento de contração deve ser realizado de ambos os lados da face, para melhor efetividade dos exercícios. O movimento deve ser realizado de uma a três vezes, e, em cada repetição a massagem é realizada 10 vezes. Realizar a sequência toda dos exercícios de duas a três vezes por dia.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping