"Redinhas" ajudam a Fisioterapia Neonatal na UTI






Redes ajudam desenvolvimento de recém-nascidos. (Foto: Jorge Magalhães/ Divulgação)

Li uma matéria no G1 que me encantou. Recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do Hospital da Mulher, em Feira de Santana, na Bahia, estão sendo acomodados em uma espécie de rede, feita com tecido de algodão na própria lavanderia do hospital. A atitude que parece simples, vem fazendo uma baita diferença no tratamento dos pequenos.

A iniciativa, que foi da equipe de fisioterapia da unidade médica, com apoio do setor de enfermagem, está fazendo as crianças demoram menos tempo para sair da internação, principalmente porque diminui o estresse, acredita a coordenadora da UTI Neonatal, Joelma Almeida Moura.

Segundo a coordenadora, criança evolui muito, porque diminui o estresse. Além disso, ganha maior nível motor, se desenvolve melhor. Segundo a literatura que existe sobre a técnica, a criança terá desenvolvimento cognitivo melhor. Isso porque a rede deixa a criança em uma posição que se assemelha àquela em que o feto fica no útero da mãe, fazendo com que a sensação que eles tem é que ainda estão na barriga da mãe. Eles sugam melhor, o que interfere no ganho de peso.

Porém, nem todos os bebês que chegam à UTI são colocadas na rede. É para aquela criança que não tem dispositivo venoso.Ou seja, criança está usando medicamento venoso e fica com acesso, entubada, não fica na redinha.

A rede é confeccionada na lavanderia do próprio hospital, de acordo com o tamanho da incubadora, com tecido antialérgico, de puro algodão, para melhor conforto e segurança.

Legal, né? Olha aqui o link original da matéria.





Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping