Fisioterapeutas podem ajudar cadeirantes a se exercitar






Exercícios físicos previnem complicações circulatórias e obesidade em cadeirantes

Todas as pessoas devem se exercitar, inclusive os usuários de cadeiras de rodas. Pode parecer difícil, principalmente se o deficiente tiver uma lesão mais grave, mas com uma boa orientação profissional é possível sair do sedentarismo e diminuir a incidência de complicações circulatórias e obesidade.

No Brasil, 10 mil casos novos de lesão medular aparecem a cada ano, a maior parte causada pela violência no país. O uso de armas de fogo é responsável por 46% desses casos, segundo dados da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, do Hospital das Clínicas de São Paulo (IMREA). 

Quem passa a usar cadeira de rodas, tem um prejuízo na circulação porque fica posição sentada o tempo todo.  É ai que surge as orinetações de colocar as pernas para cima, mesmo no trabalho, e a praticar atividades físicas. 

É preciso, para o profissional que dará esse suporte aos cadeirantes, motivar o paciente para as atividades propostas. Geralmente, das pessoas que começam uma atividade, 75% abandonam no primeiro ano. Os principais motivos do abandono são medo de cair; desconhecimento de que deve e precisa fazer atividade física; falta de acessibilidade; e barreiras impostas por outras pessoas, que passam a encarar o cadeirante como doente e não como um cidadão habitual. 

É importante o fisioterapeuta incentivar que o paciente impulsione a cadeira de rodas no seu dia a dia.  O  cadeirante pode começar do básico, que é ir "tocando" a cadeira de rodas e mantendo a atividade dos membros superiores.

Uma boa ideia é que o cadeirante faça uma natação ou um esporte adaptado às suas condições.  É importante que ele esteja ativo no seu cotidiano.

Ele pode, depois, executar uma série de exercícios domiciliares como flexão de braço, abdominais, exercícios de tronco. Recomendamos que substitua o lazer passivo pelo lazer ativo, brincar com filhos e amigos. Frequentar museus e praças é melhor do que só ver televisão.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.