Dores musculares e suas causas




http://clikaki.com.br/wp-content/uploads/2013/10/dores-no-corpo.jpg

É difícil encontrar alguém que não sofreu com dores musculares pelo menos uma vez na vida. Também chamada de mialgia, acomete qualquer parte do corpo devido à tensão nos músculos. As causas mais comuns são esforço excessivo, provocado por sobrecarga além da capacidade usual do indivíduo, seja em treinos esportivos ou não, alterações posturais ou até estresse.

De todas as dores que afetam o ser humano ao longo de sua existência, as musculares, ou miofasciais, são as mais prevalentes. Elas podem ser agudas ou crônicas: no primeiro caso, surgem depois de um esforço físico exagerado, e se manifestam durante um período específico de tempo; no segundo, são persistentes. O paciente reclama quando o ponto de irritabilidade muscular é pressionado.

Vale lembrar que a dor é um mecanismo de autoproteção do corpo, uma espécie de alerta para a possibilidade de surgirem lesões. Diante de estímulos químicos, térmicos ou mecânicos, as terminações nervosas "avisam" ao organismo que há o risco de o músculo ser danificado.

Há diferentes tipos de dores musculares: aquelas que ocorrem de forma difusa e bilateralmente, associadas ao reinício de atividades físicas ou à mudança para mais carga ou intensidade do treinamento; as causadas por lesões agudas, como estiramentos e distensões; e as provocadas por doenças reumáticas como a fibromialgia.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.