Fatores que levam à síndrome da banda iliotibial






Homem com dor no joelho (Foto: Getty Images)

A síndrome da banda iliotibial é a causa mais frequente de dores na lateral do joelho de corredores. A banda iliotibial é uma espécie de faixa fibrosa localizada na lateral da coxa, que nessa síndrome apresenta um atrito exagerado com o fêmur (osso da coxa) na região próxima à articulação do joelho, causando inflamação e dor no local. Alguns fatores que podem causar esse problema são:

- Excesso de treino em apenas uma direção em pistas de atletismo e corrida em declive;

- Diminuição da força do quadril: o músculo glúteo médio (localizado na lateral do quadril) é responsável por manter a coxa alinhada na fase de absorção de impacto da corrida. Se este músculo está fraco a coxa "cai" para dentro quando o peso do corpo está apenas sobre aquela perna, provocando o atrito da banda iliotibial com o fêmur;

- Pronação do tornozelo: a pisada pronada também pode levar ao desalinhamento da coxa e desencadear o processo inflamatório na banda iliotibial;

- Menor flexão do joelho: quando o pé toca o solo o joelho está levemente dobrado (em flexão).

Pesquisas mostraram que pessoas com a síndrome dobram menos o joelho nesse momento da corrida, o que aumenta o atrito entre a banda e o osso.


Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping