Fisioterapia Aquática como opção de tratamento





http://escolatakeda.com.br/wp-content/uploads/2013/07/slider_fisio5.jpg

Fisioterapia aquática, anteriormente chamada de hidroterapia, é uma modalidade terapêutica da fisioterapia que, através do uso externo da água, atua com propósitos terapêuticos. Os exercícios são realizados em piscina aquecida e orientados por um fisioterapeuta e as técnicas específicas utilizadas são associadas às propriedades físicas da água e aos efeitos do calor.

Vale ressaltar que a fisioterapia aquática difere da hidroginástica, pois tem como objetivo primordial trabalhar o condicionamento físico e é obrigatoriamente orientada por um profissional de educação física. *Indivíduos com alterações motoras que necessitam de atendimento individualizado ou que apresentam alguma dependência nas atividades e desejam participar de um programa de hidroginástica devem, antes, realizar a fisioterapia aquática.

A fisioterapia aquática possui técnicas específicas como a Hidrocinesioterapia, Watsu, Ai chi, Método dos Anéis de Bad Ragaz, Halliwick, Terapia Manual Subaquática, entre outras. As técnicas, associadas aos princípios físicos da água e aos efeitos do calor, proporcionam aos pacientes alívio da dor, relaxamento muscular, melhora da ansiedade, do estresse, da coordenação e do equilíbrio, aumento da amplitude do movimento e fortalecimento da musculatura. Dessa forma, o atendimento fisioterapêutico na piscina aquecida promove uma melhora do bem-estar e da qualidade de vida.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.