Saiba como avaliar a Síndrome do Túnel do Carpo




 TunelDoCarpo

A síndrome do túnel do carpo (STC) é a neuropatia compressiva periférica mais comum da extremidade do membro superior e pode ser definida pela compressão no nervo mediano ao nível do túnel do carpo. Sua etiologia ainda não é totalmente conhecida, sendo as causas idiopáticas mais frequentes. Estudos epidemiológicos identificam alguns fatores de risco para STC como: obesidade, atividade motora repetitiva, alterações hormonais como menopausa e gravidez ou associado a outras patologias como artrite reumatoide, diabetes mellitus e doenças da tireóide. Entre as causas clínicas citadas podem ser encontradas alterações que justificam o aumento de volume das estruturas presentes no interior do túnel do carpo, o qual é responsável pela compressão nervosa.

Prevenção

Evite ou reduza o número de movimentos repetitivos do punho sempre que possível. Use ferramentas ou equipamentos que tenham sido projetados corretamente para reduzir o risco de danos ao punho.

Utensílios ergonômicos como teclados em duas partes, bandejas de teclado, apoios para digitar e férulas para o punho podem ser usados para melhorar a postura do punho ao digitar. Faça pausas frequentes ao digitar e sempre pare se sentir formigamento ou dor.
Como saber se a dor vem do Túnel do Carpo?
Na dúvida, é possível descobrir se existe uma predisposição para o problema nas mãos por meio de testes simples, que ensinamos abaixo. Caso, em alguns destes movimentos, você sentir formigamento ou dor nas mãos, é indicado procurar um especialista para obter mais informações sobre o assunto.

Manobra de Phalen:

Flexione ao máximo os punhos com o dorso das mãos encostando um no outro, como na foto abaixo, e veja se consegue permanecer na posição.

Teste de Tinel:

Pressione o nervo mediano na região do túnel do carpo, conforme indica a imagem, e note se sente algum formigamento ou dor na ponta dos dedos.


Exercícios de alongamento dos flexores dos dedos e do punho sob orientação do profissional são benéficos para melhorar a função e aumentar a formação de líquido sinovial auxiliando com isso, a lubrificação dos tendões, bainhas e fáscias adjacentes (tendões lubrificados diminuem o atrito entre as bainhas evitando a inflamação).

O mais importante é fazer intervalos durante a digitação, diversificar os trabalhos e manter uma postura adequada. A prevenção é o melhor remédio.

O tratamento conservador pode ser feito desde com anti-inflamatórios e imobilização até injeção de corticóide. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico para os casos refratários ao tratamento clínico.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.