Saiba mais sobre a Escala FIM (Functional Independence Measure)






http://image.slidesharecdn.com/avaliaofuncionaldemembrossuperioresparacrianase-111116140213-phpapp02/95/avaliao-funcional-de-membros-superiores-para-crianas-e-5-728.jpg?cb=1321452170

A Medida de Independência Funcional – MIF – emprega uma escala de 7 pontos para avaliar 18 itens em éreas de cuidados pessoais, controle dos esfíncteres, mobilidade, locomoção, comunicação e cognição social. Esta avaliação foi projetada para mensurar o nível de dependência do paciente em um contexto de enfermaria.


http://www.scielo.cl/fbpe/img/rmc/v129n1/t04-01.gif

A pontuação é feita ou por entrevista com o paciente e/ou cuidador, ou ainda pela  observações direta do desempenho nas atividades.

As pontuações são: 

  1. assistência total; 

  2. assistência máxima; 

  3. assistência moderada; 

  4. assistência com contato mínimo;

  5. supervisão ou preparação; 

  6. independência modificada e 

  7. independência completa. Além disso, a escala é dividida em dois escores que se subdividem em itens: 

    1. escore motor: comer, aprontar-se, banho, vestir parte superior do corpo, vestir parte inferior do corpo, vaso sanitário, controle de bexiga, controle de intestino, transferência da cama para a cadeira de rodas, transferência da cadeira de rodas para o vaso sanitário, transferências no banheiro e chuveiro, marcha/cadeira de rodas, escadas; 

    2. escore cognitivo: compreensão, expressão, integração social, resolução de problemas, memória.14,15

A Escala FIM (Functional Independence Measure) avalia a capacidade do paciente em relação ao auto-cuidado, controle de esfíncteres, mobilidade, comunicação e integração social em uma escala de um a sete. Esse instrumento contém 18 itens e a pontuação varia de no mínimo 18 a no máximo 126 pontos.


Em centros de Reabilitação é uma ótima opção para triagem do paciente, pois os itens avaliados atendem as diversas especialidades de reabilitação.  Verifica-se também que em muitos centros de reabilitação é a avaliação desfecho para alta hospitalar.


Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.