Saiba mais sobre a Escala FIM (Functional Independence Measure)




http://image.slidesharecdn.com/avaliaofuncionaldemembrossuperioresparacrianase-111116140213-phpapp02/95/avaliao-funcional-de-membros-superiores-para-crianas-e-5-728.jpg?cb=1321452170

A Medida de Independência Funcional – MIF – emprega uma escala de 7 pontos para avaliar 18 itens em éreas de cuidados pessoais, controle dos esfíncteres, mobilidade, locomoção, comunicação e cognição social. Esta avaliação foi projetada para mensurar o nível de dependência do paciente em um contexto de enfermaria.


http://www.scielo.cl/fbpe/img/rmc/v129n1/t04-01.gif

A pontuação é feita ou por entrevista com o paciente e/ou cuidador, ou ainda pela  observações direta do desempenho nas atividades.

As pontuações são: 

  1. assistência total; 

  2. assistência máxima; 

  3. assistência moderada; 

  4. assistência com contato mínimo;

  5. supervisão ou preparação; 

  6. independência modificada e 

  7. independência completa. Além disso, a escala é dividida em dois escores que se subdividem em itens: 

    1. escore motor: comer, aprontar-se, banho, vestir parte superior do corpo, vestir parte inferior do corpo, vaso sanitário, controle de bexiga, controle de intestino, transferência da cama para a cadeira de rodas, transferência da cadeira de rodas para o vaso sanitário, transferências no banheiro e chuveiro, marcha/cadeira de rodas, escadas; 

    2. escore cognitivo: compreensão, expressão, integração social, resolução de problemas, memória.14,15

A Escala FIM (Functional Independence Measure) avalia a capacidade do paciente em relação ao auto-cuidado, controle de esfíncteres, mobilidade, comunicação e integração social em uma escala de um a sete. Esse instrumento contém 18 itens e a pontuação varia de no mínimo 18 a no máximo 126 pontos.


Em centros de Reabilitação é uma ótima opção para triagem do paciente, pois os itens avaliados atendem as diversas especialidades de reabilitação.  Verifica-se também que em muitos centros de reabilitação é a avaliação desfecho para alta hospitalar.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.