Objetivos da Fisioterapia na ATM




http://studiofisio.com.br/wp-content/uploads/2014/01/fisioterapia6-700x415.jpg

O tratamento da ATM com fisioterapia é um complemento do tratamento direto realizado por um Dentista especialista. Essa união de profissionais aumenta as chances de sucesso da recuperação e reabilitação do paciente.
A fisioterapia tem como objetivo:
  • Melhorar a função da articulação
  • Minimizar as dores
  • Melhorar a amplitude de movimento
  • Melhorar a postura
  • Reduzir a inflamação
  • Fortalecer o sistema músculo-esquelético
  • Reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula.
Para esse tratamento são utilizados alguns recursos fisioterapêuticos como exercícios isométricos para fortalecer os músculos, exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação, liberação miofacial, aplicação da técnica de RPG (reeducação postural global), técnicas de mobilização articular. Aparelhos como o Laser, que irá promover o efeito analgésico, antiinflamatório, cicatrizante e age diminuindo o edema, o TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) que irá promover a melhora da dor, o Ultra-Som, que irá diminuir a rigidez articular, aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir o espasmo muscular e diminuir a dor.
A abordagem do fisioterapeuta nas disfunções da ATM é bem ampla e dirigida a minimizar ou abolir a sintomatologia, devolver a função ao paciente e além, adotar uma medida de educação, levando informação, orientando o paciente a respeito de medidas que ele pode tomar para minimizar o problema.
E não esquecendo que a mudança de hábitos é fundamental neste tratamento! Todo o trabalho do fisioterapeuta e do dentista não terá eficácia alguma se o paciente não abandonar seus antigos hábitos.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.