Objetivos da Fisioterapia na ATM






http://studiofisio.com.br/wp-content/uploads/2014/01/fisioterapia6-700x415.jpg

O tratamento da ATM com fisioterapia é um complemento do tratamento direto realizado por um Dentista especialista. Essa união de profissionais aumenta as chances de sucesso da recuperação e reabilitação do paciente.
A fisioterapia tem como objetivo:
  • Melhorar a função da articulação
  • Minimizar as dores
  • Melhorar a amplitude de movimento
  • Melhorar a postura
  • Reduzir a inflamação
  • Fortalecer o sistema músculo-esquelético
  • Reeducar o paciente em relação ao posicionamento correto da mandíbula.
Para esse tratamento são utilizados alguns recursos fisioterapêuticos como exercícios isométricos para fortalecer os músculos, exercícios repetitivos para melhorar a biomecânica da articulação, liberação miofacial, aplicação da técnica de RPG (reeducação postural global), técnicas de mobilização articular. Aparelhos como o Laser, que irá promover o efeito analgésico, antiinflamatório, cicatrizante e age diminuindo o edema, o TENS (estimulação elétrica nervosa transcutânea) que irá promover a melhora da dor, o Ultra-Som, que irá diminuir a rigidez articular, aumentar o fluxo sanguíneo, reduzir o espasmo muscular e diminuir a dor.
A abordagem do fisioterapeuta nas disfunções da ATM é bem ampla e dirigida a minimizar ou abolir a sintomatologia, devolver a função ao paciente e além, adotar uma medida de educação, levando informação, orientando o paciente a respeito de medidas que ele pode tomar para minimizar o problema.
E não esquecendo que a mudança de hábitos é fundamental neste tratamento! Todo o trabalho do fisioterapeuta e do dentista não terá eficácia alguma se o paciente não abandonar seus antigos hábitos.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.