Saiba mais sobre a insuficiência cardíaca congestiva




 http://www.minutoenfermagem.com.br/uploads/posts/182/insuficiencia-cardiaca-congestiva.jpg

A insuficiência cardíaca (IC) ou insuficiência cardíaca congestiva acontece quando  a quantidade de sangue que o coração é capaz de bombear a cada minuto (débito cardíaco) é insuficiente para suprir as necessidades de oxigênio e nutrientes de todo organismo.

O processo que resulta na ICC é gradativo e os eventos têm a seguinte sequência:

1. O bombeamento insuficiente do coração leva a uma congestão de sangue no interior das veias que chegam ao coração,

2. O acúmulo de sangue nas veias, associado à retenção de líquidos pelos rins, levam ao inchaço (edema) dos tecidos do corpo.

3. O inchaço inicialmente afeta as pernas, mas pode subir e também atingir os pulmões (causando dificuldades para respirar) e em outros tecidos e órgãos (levando à "barriga d'água, dores abdominais, pouca urina, etc).

4. O cansaço leva à falta de ar, à fraqueza muscular, à diminuição da atividade física e consequente invalidez.

Os principais sintomas da insuficiência cardíaca então são: cansaço, falta de ar anormal durante o esforço, sonolência, confusão, edema, ganho de peso, etc

O diagnóstico da insuficiência cardíaca consiste em primeiro lugar em detectar os sintomas, seguido por um exame clínico. O médico também pode realizar uma radiografia, eletrocardiograma, a fim de avaliar a função cardíaca.

A causa mais comum de dilatação e disfunção do músculo cardíaco é a doença arterial coronariana (miocardiopatia dilatada isquêmica), a qual  limita o fluxo sanguíneo para o miocárdio pela presença de placas de gordura, podendo ainda acarretar angina do peito ou infarto do miocárdio, que são outras manifestações comuns da doença.

A insuficiência cardíaca congestiva é freqüentemente a fase final de outra doença do coração como:

1.     Doença Coronariana (levando à angina e ao Infarto agudo do coração);

2.     Hipertensão arterial (que pode se complicar com os derrames cerebrais);

3.     Doença Valvular do Coração (incluindo a doença reumática do coração);

4.     Síndromes Congênitas ("de nascença") do Coração;

5.     Miocardiopatias (doença do músculo do coração);

6.     Infarto Agudo do Miocárdio (ataque cardíaco);

7.     Arritmias Cardíacas (problemas onde o coração bate sem controle – mais rápido, mais devagar ou sem ritmo),

8.     Exposições Tóxicas, incluindo o uso abusivo de álcool.

9.     Hipertireoidismo, Diabetes e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (Bronquite) também são fatores de risco para a ICC. Todas estas desordens podem conduzir à insuficiência cardíaca congestiva debilitando o músculo do coração.

Classes funcionais da IC (níveis de gravidade)
Chamamos de classe funcional a avaliação do grau de limitação física causada pela doença. A classificação mais aceita é a da New YorK Heart Association ( NYHA ):
- Classe I:
São pacientes com disfunção cardíaca observada no ecocardiograma, no entanto, não há falta de ar ou este sintoma só aparece com a realização de grandes esforços.
- Classe II:
São pacientes que apresentam falta de ar com qualquer esforço acima  dos habitualmente realizados.
- Classe III:
São pacientes que apresentam falta de ar aos mínimos esforços, como pentear os cabelos.
- Classe IV:
São pacientes que apresentam falta de ar mesmo ao repouso.
Para evitar a insuficiência cardíaca congestiva você tem que prevenir as várias formas da doença do coração que a conduzem. Para a doença coronária do coração, significa ingerir uma dieta de baixo teor de gordura, controlar a hipertensão, manter o peso do corpo normal e um baixo nível de colesterol no sangue. Significa também adotar um programa de exercícios regulares e não fumar. A insuficiência cardíaca congestiva devido ao hipertiroidismo pode ser prevenida com medicamentos ou cirurgia. Infelizmente, algumas causas de insuficiência cardíaca congestiva não podem ser prevenidas.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.