Saiba mais sobre os Efeitos da Tração




http://img.pai.pt/mysite/media/61/25/8/ab48b72e-8409-44a3-997f-e0d13874f372_LARGE.jpg


Tração é o ato de esticar ou puxar, ou uma força de distensão. Geralmente para alongar uma determinada parte ou separar duas ou mais partes. Na fisioterapia, a tração é geralmente usada na coluna cervical ou lombar, com a esperança de aliviar a dor nessas áreas ou que tenha origem ali.

A tração cervical é frequentemente aplicada como tratamento conservador para as disfunções cinéticos funcionais.  A técnica pode ser empregada nas posições supino ou sentada, de forma intermitente ou sustentada, com auxílio de dispositivos mecânicos ou hidráulicos, associados ou não com pesos e polias, e com duração variável.

A tração manual consiste na aplicação de uma força de distração longitudinal para promover alongamento dos tecidos moles adjacentes à coluna vertebral. As vantagens da tração manual incluem o feedback sensorial do toque, a especificidade da técnica e o conforto do paciente, mantendo-o em repouso. Alguns efeitos fisiológicos da tração incluem a descompressão das estruturas articulares, neurológicas e vasculares, o alongamento dos tecidos moles e a estimulação dos mecanorreceptores, proporcionando alívio da dor e redução do tônus muscular.

Efeitos da Tração:

Alongamento mecânico da coluna: causa a separação mecânica das vértebras que alonga os músculos espinhais, tensiona os ligamentos e cápsulas das facetas articulares, alarga o forame intervertebral, retifica as curvaturas espinhais, causa um deslizamento das facetas articulares. (GRIEVE, 1994).

Relaxamento muscular: com o relaxamento muscular ocorre a diminuição da dor devido a proteção ou espasmo muscular e maior separação vertebral. Alguns fatores influenciam na quantidade do relaxamento como: posição do paciente, posição da coluna, duração da aplicação e força. (KISNER e COLBY, 2004)

A tração ajuda aliviar a reação inflamatória de raízes do nervo, melhorando a circulação aos tecidos e reduzindo o inchaço dos tecidos. A alteração delicada de esticar e de relaxar as estruturas musculares do tecido da coluna cervical impede a formação das adesões musculares. (CONSTANTOYANNIS, 2002)

Redução da dor: a redução da dor pode ocorrer devido a efeitos mecânicos como a melhora da circulação; diminuição da compressão sobre a raiz nervosa; diminuição da compressão das superfícies facetárias; alongamento mecânico do tecido retraído; e também devido a efeitos neurofisiológicos como: a estimulação dos mecanoceptores e a inibição da proteção reflexa que diminui desconforto dos músculos em contração. Alguns fatores influem na quantidade de redução da dor como: posição do paciente, posição da coluna e força e duração da tração. (KISNER e COLBY, 2004)

Embora a tração seja amplamente utilizada no tratamento de vários tipos de desordens cervicais compressivas e tensionais, as opiniões são divergentes no método de aplicação e nos resultados clínicos,14,15 pois vários estudos não demonstraram a relação entre o tempo de aplicação e a magnitude da carga, e os tratamentos conservadores permanecem sem padronização.

Referencias citadas no final desse link


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.