Ginástica laboral traz benefícios à saúde do trabalhador






http://www.minutopsicologia.com.br/uploads/posts/737/ginastica-laboral.jpg

O trabalho contínuo em uma mesma atividade pode causar alguns problemas à saúde do trabalhador. Todas as atividades têm as suas particularidades e merecem determinados cuidados. Muitas vezes os trabalhadores dedicam-se exclusivamente às funções que desempenham, e esquecem de cuidar da saúde física e mental. Nos últimos anos a ginástica laboral tem ganhado espaço no ambiente coorporativo. As empresas passaram a investir mais na qualidade de vida dos seus colaboradores.

A ginástica laboral é também conhecida como fisioterapia do trabalho e desenvolve ações voltadas para a promoção, prevenção e manutenção da saúde do trabalhador. A implementação desta prática propicia a integração harmônica entre as condições físicas e emocionais das pessoas. O programa de ginástica laboral pode ser realizado no próprio local de trabalho, sem com que haja o deslocamento dos colaboradores para outro espaço físico, evitando interferências na produção.

As sessões compreendem exercícios físicos educativos de alongamento, respiração, reeducação postural, controle corporal, percepção corporal, fortalecimento das estruturas não trabalhadas e compensação dos grupos musculares envolvidos nas tarefas operacionais. Tudo isso respeitando o limite fisiológico e vestimenta de cada colaborador. A orientação é que de que a atividade seja supervisionada por um profissional da fisioterapia e educação física. A duração das sessões pode variar entre 10 a 15 minutos diários.

Benefícios da Ginástica Laboral para os colaboradores:

• Aumento do ânimo, disposição e concentração para executar suas atividades diárias;
• Correção de vícios posturais;
• Estimulo a boas práticas de saúde e a uma vida mais ativa;
• Maior integração no ambiente de trabalho;
• Melhora a flexibilidade e mobilidade articular.

Benefícios para a empresa:
• Diminui os índices de acidentes de trabalho;
• Estimula o trabalho em equipe;
• Melhora na produtividade;
• Preveni a fadiga muscular e lesões ocupacionais.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping