O fisioterapeuta atuando na Diabetes




http://2.bp.blogspot.com/-3zLUg4m-_Pc/UZD3vIuvB_I/AAAAAAAAA60/fSDSANon__U/s1600/P%25C3%25A9+diabetico.png

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue (hiperglicemia). A alteração pode ocorrer devido ao pâncreas não conseguir produzir a quantidade de insulina (hormônio que controla a quantidade de açúcar no sangue) suficiente para suprir as necessidades do organismo. A falta desta substância ou uma falha na sua ação resulta no acúmulo de glicose no sangue e pode causar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos. Se não tratado, o diabetes causa insuficiência renal, amputação de membros, cegueira, complicações cardiovasculares como AVC (acidente vascular cerebral) e infarto.
A doença atinge cerca de 9 milhões de brasileiros e as mulheres são as mais afetadas; diabetes pode causar problemas articulares e cardiovasculares.
A fisioterapia pode se tornar uma grande aliada na vida do diabético que muitas vezes apresenta problemas articulares e cardiovasculares.
Ao avaliar um paciente com diabetes, um fisioterapeuta realiza uma avaliação vascular e neurológica, incluindo sensação e integridade da pele. Qualquer alteração na cor da pele, uma  pequena quebra, pode conduzir a feridas abertas e infecções. A educação do paciente desempenha um papel fundamental no controle da diabetes.
O fisioterapeuta irá trabalhar em busca da manutenção e da reabilitação das condições motoras, prevenindo e tratando todos os componentes do movimento humano necessário à maior funcionalidade do paciente. Assim, poderá avaliar e intervir com os diferentes sistemas e subsistemas do organismo tegumentar (pele), sensitivo, de coordenação e do equilíbrio postural que podem ser afetados.
Atuar de forma preventiva às úlceras (lesões superficiais que ocorrem no tecido cutâneo ou mucoso e geralmente aparecem nos pés), amputações, alterações posturais e de funcionalidades e encurtamento musculares também é papel do fisioterapeuta, É importante não permitir que o diabético se torne inativo. As atividades físicas ajudam a enfrentar as dificuldades e limitações decorrentes da doença.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.