A Fisioterapia e a Microcefalia






http://caririligado.com.br/wp-content/themes/cariri-ligado/timthumb.php?src=http://caririligado.com.br/wp-content/uploads/2015/08/IMG-20150730-WA0020.jpg&w=547&h=398&zc=1

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

A atuação da fisioterapia, em especial na área de pediatria neurofuncional é fundamental para possibilitar à criança a aquisição de habilidades motoras e interação com o ambiente, além da prevenção de deformidades. A intervenção precoce, preferencialmente antes dos 9 meses de idade incentiva a movimentação em ambiente enriquecido e favorece o processo de neuroplasticidade. À medida que o sistema nervoso amadurece, complexidades das habilidades motoras e dos processos cognitivos aumentam, os neurônios estabelecem conexões entre si e a partir da formação das redes neurais torna-se possível o aprendizado. O tratamento tem o objetivo de preservar funções motoras e cognitivas, bem como estimular para o desempenho do controle motor e postural

O tratamento com o fisioterapeuta, quanto mais precoce for iniciado melhor será o prognóstico da criança. O ideal é que a intervenção tenha início logo após o nascimento, pois o encaminhamento tardio pode limitar o potencial de desenvolvimento global. O tempo de melhora varia de acordo com cada caso clínico, uma vez que o acometimento é diversificado, podendo vir a comprometer funções e estruturas neurais, musculoesqueléticas e sensoriais.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.