A Fisioterapia e a Microcefalia




http://caririligado.com.br/wp-content/themes/cariri-ligado/timthumb.php?src=http://caririligado.com.br/wp-content/uploads/2015/08/IMG-20150730-WA0020.jpg&w=547&h=398&zc=1

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança é significativamente menor do que a de outras da mesma idade e sexo. A microcefalia normalmente é diagnosticada no início da vida e é resultado do cérebro não crescer o suficiente durante a gestação ou após o nascimento.

Crianças com microcefalia têm problemas de desenvolvimento. Não há uma cura definitiva para a microcefalia, mas tratamentos realizados desde os primeiros anos melhoram o desenvolvimento e qualidade de vida. A microcefalia pode ser causada por uma série de problemas genéticos ou ambientais.

A atuação da fisioterapia, em especial na área de pediatria neurofuncional é fundamental para possibilitar à criança a aquisição de habilidades motoras e interação com o ambiente, além da prevenção de deformidades. A intervenção precoce, preferencialmente antes dos 9 meses de idade incentiva a movimentação em ambiente enriquecido e favorece o processo de neuroplasticidade. À medida que o sistema nervoso amadurece, complexidades das habilidades motoras e dos processos cognitivos aumentam, os neurônios estabelecem conexões entre si e a partir da formação das redes neurais torna-se possível o aprendizado. O tratamento tem o objetivo de preservar funções motoras e cognitivas, bem como estimular para o desempenho do controle motor e postural

O tratamento com o fisioterapeuta, quanto mais precoce for iniciado melhor será o prognóstico da criança. O ideal é que a intervenção tenha início logo após o nascimento, pois o encaminhamento tardio pode limitar o potencial de desenvolvimento global. O tempo de melhora varia de acordo com cada caso clínico, uma vez que o acometimento é diversificado, podendo vir a comprometer funções e estruturas neurais, musculoesqueléticas e sensoriais.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.