Bobath e o tratamento neurológico infantil






O tratamento fisioterapêutico de uma criança com afecção neurológica pode ser bastante diversificado. Atualmente, existem inúmeros métodos e técnicas terapêuticas que visam o mesmo objetivo, porém sob diferentes pontos de vista e de diversas maneiras.

Uma dessas maneiras é o conceito Bobath, que é uma abordagem bastante atualizada no tratamento de adultos e crianças com disfunções neuronais (lesão do SNC), além de síndromes e quaisquer outros distúrbios no desenvolvimento sensoriomotor onde haja limitações funcionais. Por isso, o indivíduo é avaliado de maneira funcional, isto é, observa-se como ele lida com seu corpo para realizar funções diversas como, por exemplo, brincar de boneca ou carrinho, jogar bola com as mãos ou com os pés, correr para alcançar outra criança em uma brincadeira de pique-pega ou simplesmente ficar sentado ou não de forma independente.

egundo Bobath, um dos ícones da fisioterapia neurológica, "a única resposta à pergunta se o que você está fazendo com o paciente é certo, é a reação do paciente ao que você está fazendo".

O tratamento de uma criança neurológica não deve nunca tornar-se estático, mas continuar a desenvolver-se cada vez mais, de acordo com as necessidades do paciente. Durante as sessões, todo o esforço deve ser feito para que o paciente dê passos além das limitações aparentes de si próprio. Os desafios propostos durante o programa de reabilitação devem estar igualmente compatibilizados com as habilidades. Se a capacidade do paciente satisfaz o desafio, as sessões de fisioterapia tornam-se mais estimulantes e aprazíveis para os pais e muito mais produtivas para o paciente.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.