Cadeias Musculares de Busquet






É um método de reeducação postural, criado pelo francês Leopold Busquet, que utiliza técnicas modernas para abordar o aparelho locomotor em todos os circuitos formados por tais cadeias. Tem como objetivo preservar ou recuperar o equilíbrio estático e dinâmico do paciente.

O objetivo é buscar a saúde integral do corpo. Através de um diagnóstico fisioterapêutico preciso, busca-se a causa da patologia que, muitas vezes, pode estar localizada à distância do sintoma. O método pode ter sua aplicabilidade desde recém-natos até a melhor idade, com resultados rápidos e eficientes.

O tratamento visa reequilibrar as fontes de tensão muscular, articular, visceral e craniana, livrando, assim, as cadeias musculares das tensões internas, deixando-as livre e equilibradas, além de uma ótima estática e movimento fácil e inteiro. É realizado após uma avaliação fisioterapêutica precisa, a qual utiliza recursos manuais, posturas específicas e movimentos controlados, buscando a causa da patologia que, muitas vezes, está localizada à distância do sintoma

Permite tratar várias patologias, como: problemas de coluna (dores e alterações posturais); lesões articulares, musculares e tendíneas dos membros superiores e inferiores (mialgias, tendinites, artroses, alterações dos joelhos, dos pés, da marcha, etc.); cefaléias, distúrbios da articulação temporomandibular; gastroenterológicos; otorrinolaringológicos; endocrinológicos, etc.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.