As fases do tratamento de Halliwick








O Conceito Halliwick é baseado no conhecimento dos fluídos mecânicos e na observação das reações do corpo no ambiente aquático.

O objetivo dele é ajustar mentalmente e equilibrar fisicamente, controle da respiração e liberdade de movimentos.

Ele tem 10 principios básicos que podem ser dividiods em 4 fases, que conduz à independência na água:

1. Adaptação mental: quando o nadador se torna capaz de responder aos diferentes ambientes, situações ou tarefas.
2. Controle do equilíbrio: quando o nadador se torna capaz de manter ou mudar a posição do corpo na água, de forma controlada.
3. Inibição de movimentos
4. Facilitação de movimentos: quando o nadador se torna capaz de criar ou solicitar movimentos para realizar determinada tarefa com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle corporal.

1a. Fase: Adaptação Mental
1.Adaptação mental: ajuste respiratório, aprender o reagir aos movimentos da água, adaptação ao ambiente.
2.Desengajagamento: é um processo progressivo de aprendizagem no qual o nadador torna-se física e mentalmente independente do terapeuta.

2a. Fase: Controle do Equilíbrio:
3.Controle da Rotação Transversal: (originalmente Rotação Vertical) — para frente e para trás, no plano sagital.
4.Controle da Rotação Sagital: de um lado para o outro (plano frontal)
5.Controle da Rotação Longitudinal: (originalmente Rotação Lateral ou Horizontal) — habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longitudinal).
6.Controle da Rotação Combinada: habilidade de controlar qualquer combinação de rotações.
7.Empuxo: confiar que a água irá sustentar você. Às vezes chamado de “inversão mental” (o nadador tem que inverter seu pensamento e perceber que ele irá flutuar e não afundar).
8.Equilíbrio: flutuar parado e relaxado na água. Depende do controle físico e mental. Assim, poderá realizar atividades facilmente.
9.Deslize por turbulência: O instrutor realiza turbulência ao redor do nadador, sem ter contato com ele. O nadador deslizará na água.

3a. Fase: Movimentos
10.Progressões simples e nados simplificados: o desenvolvimento de movimentos de propulsão simples feitos pelo nadador ("deslizar" com movimento na água).

O método não utiliza-se flutuadores e o aluno aprende a controlar e equilibrar o seu corpo de forma espontânea o mais natural possível, a respiração deve ser segura com controle respiratório, ensina-se as "remadas" e os movimentos básicos da natação por meio de um programa de dez pontos que comprende aprendizagem psicomotora, ajuste mental, equilíbrio corporal.

Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.