As fases do tratamento de Halliwick






O Conceito Halliwick é baseado no conhecimento dos fluídos mecânicos e na observação das reações do corpo no ambiente aquático.

O objetivo dele é ajustar mentalmente e equilibrar fisicamente, controle da respiração e liberdade de movimentos.

Ele tem 10 principios básicos que podem ser dividiods em 4 fases, que conduz à independência na água:

1. Adaptação mental: quando o nadador se torna capaz de responder aos diferentes ambientes, situações ou tarefas.
2. Controle do equilíbrio: quando o nadador se torna capaz de manter ou mudar a posição do corpo na água, de forma controlada.
3. Inibição de movimentos
4. Facilitação de movimentos: quando o nadador se torna capaz de criar ou solicitar movimentos para realizar determinada tarefa com eficiência e habilidade, através da organização mental e controle corporal.

1a. Fase: Adaptação Mental
1.Adaptação mental: ajuste respiratório, aprender o reagir aos movimentos da água, adaptação ao ambiente.
2.Desengajagamento: é um processo progressivo de aprendizagem no qual o nadador torna-se física e mentalmente independente do terapeuta.

2a. Fase: Controle do Equilíbrio:
3.Controle da Rotação Transversal: (originalmente Rotação Vertical) — para frente e para trás, no plano sagital.
4.Controle da Rotação Sagital: de um lado para o outro (plano frontal)
5.Controle da Rotação Longitudinal: (originalmente Rotação Lateral ou Horizontal) — habilidade de controlar qualquer rotação feita sobre o eixo sagito-frontal (longitudinal).
6.Controle da Rotação Combinada: habilidade de controlar qualquer combinação de rotações.
7.Empuxo: confiar que a água irá sustentar você. Às vezes chamado de “inversão mental” (o nadador tem que inverter seu pensamento e perceber que ele irá flutuar e não afundar).
8.Equilíbrio: flutuar parado e relaxado na água. Depende do controle físico e mental. Assim, poderá realizar atividades facilmente.
9.Deslize por turbulência: O instrutor realiza turbulência ao redor do nadador, sem ter contato com ele. O nadador deslizará na água.

3a. Fase: Movimentos
10.Progressões simples e nados simplificados: o desenvolvimento de movimentos de propulsão simples feitos pelo nadador ("deslizar" com movimento na água).

O método não utiliza-se flutuadores e o aluno aprende a controlar e equilibrar o seu corpo de forma espontânea o mais natural possível, a respiração deve ser segura com controle respiratório, ensina-se as "remadas" e os movimentos básicos da natação por meio de um programa de dez pontos que comprende aprendizagem psicomotora, ajuste mental, equilíbrio corporal.

Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.