Fisioterapia nas unidades de terapia intensiva neonatal




https://mastermindchannel.com/2016/wp-content/uploads/2016/01/fisioterapia-neonatal-830x553.jpg


A fisioterapia é uma modalidade terapêutica relativamente recente dentro das UTINs (unidades de terapia intensiva neonatal)  e que está em expansão, especialmente nos grandes centros. É realizada por meio de diversas técnicas, com o objetivo de diminuir o trabalho respiratório, manter a patência de vias aéreas e melhorar a ventilação e a troca gasosa

O RN na UTIN pode tornar-se instável pela própria doença de base ou em função do tratamento que é imposto, como também pela utilização de medicações ou ainda pela ventilação mecânica. Esses fatores podem contribuir para que os RNs
internados nessas unidades fiquem suscetíveis a adquirir infecções ou outras complicações, evoluindo com necessidade de acompanhamento da fisioterapia.

Com o surgimento e a implementação de ambientes para cuidados neonatais, a assistência perinatal avança em parceria com as inovações tecnológicas que beneficiam o diagnóstico precoce e, consequentemente, o tratamento do RN. No entanto, ainda é considerado elevado o número de internações dos RNs nas UTINs, em decorrência dos diagnósticos da prematuridade, muito baixo peso ao nascer, anóxia perinatal, malformações, dentre outros, que os predispõem a tratamentos especializados para sobreviver.

http://www.fsfx.com.br/hospital-marcio-cunha/wp-content/uploads/sites/6/2014/07/hmc-uti-neonatal-e-pediatrica.jpg

Em algumas situações, o RN prematuro precisa de AVM para assegurar as trocas gasosas. Essa modalidade de suporte ventilatório ajuda a melhorar a ventilação alveolar, diminuindo o trabalho respiratório e reexpandindo as áreas atelectasiadas, contudo existem os riscos de seus efeitos adversos prática fisioterapêutica é parte da assistência multidisciplinar aos RNs pré-termo sob cuidados intensivos e tem como objetivo prevenir e minimizar as complicações respiratórias decorrentes da própria prematuridade e da AVM ( assistência ventilatória mecânica invasiva)  e otimizar a função pulmonar de modo a
facilitar as trocas gasosas e, assim, promover uma
evolução clínica favorável.

As indicações de intervenção fisioterapêutica e os tipos de condutas utilizadas variam de acordo com o local e o preparo técnico do profissional.

A FISIOTERAPIA é  essencial e imprescindível para que esses neonatos passem por um processo de recuperação mais rápido e eficaz. A indicação precisa e o tratamento precoce aliado ao critério e bom senso trazem respostas altamente positivas.

Existem locais em que a indicação da fisioterapia é determinada pelo médico e locais em que todos os pacientes internados na UTIN recebem atendimento de fisioterapia. Da mesma forma, é discutível se a atuação do profissional estaria relacionada com a precocidade de alta hospitalar, já que a atuação do fisioterapeuta poderia estar relacionada a um menor índice de complicações. Esse fato seria conveniente para o sistema de saúde por, consequentemente, reduzir despesas hospitalares e garantir rotatividade de leitos para pacientes mais graves.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.