Dia do Fisioterapeuta homenageia profissional da saúde








Saiba mais sobre essa área de atuação e confira as oportunidades no mercado de trabalho

Celebrado no dia 13 de outubro, o Dia do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional foi escolhido para homenagear profissionais dessa área de saúde. A data foi escolhida por representar o dia da criação das profissões e era comemorada todo ano pela categoria, embora não fosse reconhecida por lei. Contudo, em janeiro de 2015, a presidenta Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 13.084, que estabeleceu oficialmente a comemoração da data em todo o Brasil.

Profissão regulamentada no país desde 1969, a Fisioterapia é a ciência que estuda o movimento do corpo humano, utilizando recursos físicos no tratamento e na recuperação. O profissional estuda, diagnostica, previne e trata enfermidades da biomecânica e funcionalidade do corpo. Saiba mais sobre a carreira de fisioterapeuta e quais são as exigências do mercado de trabalho.

A postura e o movimento do nosso corpo pode prejudicar nosso organismo, causando lesões e doenças. A função do fisioterapeuta e orientar o paciente através da reeducação postural para que adote uma postura saudável. Além deste papel preventivo, o profissional também atua auxiliando na recuperação de lesões causadas seja por postura inadequada ou por acidentes, bem como é responsável por diagnosticar distúrbios cinéticos funcionais e acompanhar o quadro clínico funcional do pacientes.

Seguindo a carreira de fisioterapeuta: formação, expectativas e perfil do profissional

Para que o aspirante a fisioterapeuta possa iniciar sua jornada de preparação para o mercado e exercer a ocupação, é preciso que seja feito um curso de graduação de ensino superior, a fim de obter o diploma de bacharel. Durante o curso de Fisioterapia, que tem duração de cinco anos, o futuro profissional estudará áreas como anatomia, histologia, cinesiologia, farmacologia, bioquímica, entre outras.

Além de concluir a graduação, é preciso que o profissional obtenha um registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da região, a fim de estar devidamente habilitado para atuar nesta área. O curso de Fisioterapia tem duração de cinco anos.

Há diversas atividades que o fisioterapeuta pode desempenhar:
  • Saúde preventiva: atua na prescrição de exercícios cujos objetivos são a correção da postura, prevenção de lesões e amenizar sintomas de doenças
  • Ortopedia e traumatologia: atua diretamente no atendimento de pacientes com lesões
  • Fisioterapia do trabalho: atua formulando exercícios de ginástica laboral e indica como evitar lesões no ambiente de trabalho
  • Fisioterapia desportiva: trabalha diretamente com equipes esportivas acompanhando atletas e realizando avaliações com foco na prevenção e tratamento de lesões
  • Indústria de equipamentos: atual no desenvolvimento e testes de novos equipamentos de fisioterapia
O profissional de fisioterapia precisa ter um perfil solícito, afetivo e bem preparado para lidar com pessoas de todas as faixas etárias. Muitas vezes, os pacientes se encontram em situações de reabilitação e demandam um cuidado e atenção redobrados. Por isso, é fundamental que o fisioterapeuta goste de cuidar de pessoas.

O mercado de trabalho para profissionais formados em Fisioterapia é bastante amplo, em razão de a profissão contar com diversas áreas de atuação. Como a concorrência no setor é grande, o mais recomendável é que o fisioterapeuta busque alguma especialização para se destacar dentre tantos outros profissionais. O fisioterapeuta pode trabalhar em hospitais, clínicas de fisioterapia, empresas privadas, por conta própria, com pesquisa científica ou até mesmo seguir carreira acadêmica.
A importância do equipamento correto

O fisioterapeuta é o profissional que cuida da recuperação de nossos movimentos por meio de exercícios e massagens. Para realizar os procedimentos é necessário que o profissional conte com um equipamento de primeira linha, capaz de oferecer total segurança para os pacientes. Na loja online da Shopfisio, por exemplo, o profissional encontra Kit Avaliação Universitário, Mapa dos Meridianos, Mapa dos Pontos Motores dos Músculos entre muitos itens para graduandos e recém-formados.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.