Hidroterapia ajudando nos problemas respiratórios




 


Para muitas pessoas, principalmente aquelas que sofrem com as mudanças de temperatura, as estações do outono e inverno são sofríveis, principalmente por causa do tempo frio e o ar  mais seco. Quem tem alergia respiratória, o inverno agrava os sintomas: tosse, olhos lacrimejando constantemente, dores de cabeça e na região que vai do nariz às bochechas, e uma secreção nasal incessante. Tudo isso se torna parte da rotina dos alérgicos durante o frio. Basta esfriar um pouco para que os problemas respiratórios e alérgicos comecem a aparecer. De acordo com estimativas, cerca de 40% da população mundial sofre desse mal, que culmina com bronquite, faringite, laringite, meningite, pneumonia, rinite, sinusite e asma. As doenças alérgicas que mais atacam a população, principalmente no inverno, são a asma e a rinite.

Não há dúvidas de que a melhor forma de passar o inverno longe desses problemas é a prevenção. Manter ambientes limpos, trocar os lençóis e roupas de cama uma vez por semana, lavar as roupas de inverno, tanto as de vestir quanto as de cama, antes de usá-las, deixar as janelas abertas para ventilar, manter a alimentação saudável e tomar bastante água estão entre os principais cuidados neste período. Outra sugestão para a prevenção e o combate aos problemas respiratórios é a hidroterapia. A fisioterapia aquática é uma atividade terapêutica, com a realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida. As atividades são orientadas sempre por um fisioterapeuta, evitando impacto, acelerando a recuperação e prevenindo várias doenças.

No caso dos problemas respiratórios, a hidroterapia é uma grande aliada. A pressão que a água exerce sobre a caixa torácica auxilia nos exercícios para os músculos respiratórios, melhorando a capacidade pulmonar. Além disso, a fisioterapia aquática alia exercícios específicos, que ajudam a corrigir a postura corporal, relaxam e alongam os músculos respiratórios, contribuindo para a melhora da função pulmonar e do bem-estar geral do paciente. Por ser um ambiente úmido, auxilia na higiene brônquica, na desintoxicação e expulsão de resíduos pela respiração.

A hidroterapia, por sua vez, é um recurso da fisioterapia que utiliza as propriedades da água na prevenção e no tratamento de diversas patologias. Consiste na realização de exercícios específicos em piscina coberta e aquecida, visando obter uma melhor e mais rápida recuperação do paciente.



Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.