Sintomas associados com a Ataxia Cerebelar






https://3.bp.blogspot.com/-IwtOnwGGakg/Vtr3TVCicII/AAAAAAAAB6s/id468iyU0w0/w1200-h630-p-nu/ataxia-fisioterapia.jpg

A ataxia descreve um distúrbio de movimento. Sua significância é quase sempre relacionada à doença cerebelar ou as suas conexões com o tronco encefálico. Os movimentos são desajeitados e a marcha é instável, com base larga e cambaleante. A postura também pode ficar comprometida, o tronco fica com movimentos espasmódicos irregulares na posição sentada. Pode também, haver tremor nos membros, que vai piorando no final de um movimento com objetivo determinado, chamado tremor de intenção.

Os sintomas associados com a ataxia cerebelar incluem:

- Dismetria: corresponde à imprecisão em alcançar uma posição de extremidade final (hipermetria= atingir acima do alvo; hipometria= atingir abaixo do alvo). Isso é nitidamente demonstrado pelo paciente que tenta realizar o teste do dedo no nariz;

- Tremor: pode ser cinético, que é a oscilação durante o curso do movimento; ou tremor de intenção, que é o aumento o tremor em direção ao fim do movimento; ou ainda, tremor postural, que ocorre quando se segura um membro numa determinada posição;

- Dissinergia e incoordenação vísuo-motora: a dissinergia é a incoordenação do movimento envolvendo múltiplas articulações. O cerebelo está envolvido na programação, iniciação, e progressão do controle dos movimentos das múltiplas articulações, voltado para os objetivos visuais;

- Disdiadococinesia: é uma incapacidade para desempenhar movimentos alternados rapidamente, tais como batidas (leves) alternadas com a palma da mão para cima e para baixo. O ritmo é fraco, e a força de cada batida é variável.
- Decomposição do movimento: uma pessoa com uma lesão cerebelar pode realizar um movimento em uma seqüência distinta de passos ao invés de um padrão de movimento homogêneo. O cerebelo funcionaria para seqüenciar e cadenciar movimentos simples em um ato homogêneo e complexo. Na ausência dessa função, o movimento torna-se separado em componentes individuais.

- Fala: a fala na lesão cerebelar não altera na gramática ou na seleção das palavras, mas a qualidade melódica da fala é mudada, sendo esta chamada de disartria. As palavras ou silabas são pronunciadas lentamente, os acentos são mal colocados, e as pausas podem ser inapropriadamente curtas ou longas. A voz pode tornar-se sem variações do volume, tom, pode ficar tremulosa, anasalada ou muito atenuada.

- Postura e marcha: as anormalidades da marcha com ataxia cerebelar incluem a dificuldade com a localização precisa dos pés, que geralmente estão muito separados. A dismetria é comum, mas a elevação da perna não é tão exagerada como na ataxia sensorial.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping