4 tratamentos da Fisioterapia que podem ajudar na Fibromialgia






http://www.revistaclass.com.br/novosite/wp-content/uploads/2014/06/SA01.jpg

O critério da reumatologia no diagnóstico envolve, após avaliações, um conjunto de sinais: dor generalizada, fadiga muscular, sono não reparador, distúrbios cognitivos (dificuldade de memória e concentração) e distúrbios somáticos (síndrome do cólon irritável, olhos secos, dentre outros).

A Fisioterapia é importante para tratar da fibromialgia, pois atua com uma combinação de exercícios, sejam de flexibilidade ou alongamentos, que têm por objetivo a eliminação das dores e tratamento para normalidade das atividades diárias e qualidade de vida dos pacientes.

Além da fibromialgia ser tratada pela Fisioterapia clássica, possui a opção de ser tratada pela Reeducação Postural Global (RPG).

As pessoas acometidas com fibromialgia tendem a se acostumar a conviver com a dor, conforme resultados da pesquisa "Fibromialgia: além da dor", realizada pelo Instituto Harris Interative e Pfizer com 904 participantes entre Brasil, México e Venezuela.

A fisioterapia tem alguns tratamentos que podem ajudar as pessoas que tem fibromialgia. Vamos a alguns

HIDROTERAPIA: Os benefícios da água, principalmente aquecida entre 32 e 34°C, estão relacionados ao relaxamento muscular, diminuição dos espasmos musculares, a facilidade na execução dos movimentos articulares, pois a diminuição da gravidade alivia o peso corporal reduzindo as forças de compressão sobre as articulações;

RPG: A Reeducação Postural Global promove alongamentos de grupos musculares de forma ativa onde o paciente participa e tem a consciência de cada movimento e posicionamento realizado. Isto faz com que ocorra melhora da flexibilidade, alívio das tensões principalmente da região do pescoço, redução da sobrecarga nas articulações da coluna e o alinhamento postural;

Técnicas Manuais Complementares Integrativas: Essa modalidade engloba todos os recursos manuais como a massoterapia, alongamentos, técnicas de inibição de pontos dolorosos, técnicas de percepção corporal. Nelas são realizados estímulos sensoriais e exercícios de concentração que promovem o relaxamento da musculatura, diminuição da dor e melhora da amplitude articular;

PILATES: São exercícios que unem elementos da ginástica, yoga e dança, realizados em equipamentos específicos ou com auxílio de bolas e faixas elásticas. Tem como objetivo integrar a mente e o corpo, trazendo a melhoria do condicionamento físico (flexibilidade, força e equilíbrio) e a consciência corporal.

Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui


Você não pode perder

Cursos de FISIOTERAPIA para mudar sua carreira:

Tecnologia do Blogger.