4 tratamentos da Fisioterapia que podem ajudar na Fibromialgia




http://www.revistaclass.com.br/novosite/wp-content/uploads/2014/06/SA01.jpg

O critério da reumatologia no diagnóstico envolve, após avaliações, um conjunto de sinais: dor generalizada, fadiga muscular, sono não reparador, distúrbios cognitivos (dificuldade de memória e concentração) e distúrbios somáticos (síndrome do cólon irritável, olhos secos, dentre outros).

A Fisioterapia é importante para tratar da fibromialgia, pois atua com uma combinação de exercícios, sejam de flexibilidade ou alongamentos, que têm por objetivo a eliminação das dores e tratamento para normalidade das atividades diárias e qualidade de vida dos pacientes.

Além da fibromialgia ser tratada pela Fisioterapia clássica, possui a opção de ser tratada pela Reeducação Postural Global (RPG).

As pessoas acometidas com fibromialgia tendem a se acostumar a conviver com a dor, conforme resultados da pesquisa "Fibromialgia: além da dor", realizada pelo Instituto Harris Interative e Pfizer com 904 participantes entre Brasil, México e Venezuela.

A fisioterapia tem alguns tratamentos que podem ajudar as pessoas que tem fibromialgia. Vamos a alguns

HIDROTERAPIA: Os benefícios da água, principalmente aquecida entre 32 e 34°C, estão relacionados ao relaxamento muscular, diminuição dos espasmos musculares, a facilidade na execução dos movimentos articulares, pois a diminuição da gravidade alivia o peso corporal reduzindo as forças de compressão sobre as articulações;

RPG: A Reeducação Postural Global promove alongamentos de grupos musculares de forma ativa onde o paciente participa e tem a consciência de cada movimento e posicionamento realizado. Isto faz com que ocorra melhora da flexibilidade, alívio das tensões principalmente da região do pescoço, redução da sobrecarga nas articulações da coluna e o alinhamento postural;

Técnicas Manuais Complementares Integrativas: Essa modalidade engloba todos os recursos manuais como a massoterapia, alongamentos, técnicas de inibição de pontos dolorosos, técnicas de percepção corporal. Nelas são realizados estímulos sensoriais e exercícios de concentração que promovem o relaxamento da musculatura, diminuição da dor e melhora da amplitude articular;

PILATES: São exercícios que unem elementos da ginástica, yoga e dança, realizados em equipamentos específicos ou com auxílio de bolas e faixas elásticas. Tem como objetivo integrar a mente e o corpo, trazendo a melhoria do condicionamento físico (flexibilidade, força e equilíbrio) e a consciência corporal.


Dicas do mês para estudantes e profissionais de Fisioterapia


Tecnologia do Blogger.