Saiba mais sobre o Raquitismo









Raquitismo é uma doença decorrente da mineralização inadequada do osso em crescimento, ou seja, da placa epifisária. Está entre as doenças mais frequentes da infância em muitos países em desenvolvimento.

A causa mais comum de raquitismo é a falta de vitamina D e cálcio. A vitamina D é obtida em grande parte a partir da exposição da pele à luz solar, mas também é encontrado em alguns alimentos, tais como óleo de peixe e ovos. Já o cálcio é encontrado em alimentos como leite e seus derivados.

Os sinais e sintomas de raquitismo incluem:

* Dor nos ossos.
* Problemas dentais.
* Fraqueza muscular.
* Aumento da tendência a fraturas.
* Deformidades no esqueleto.
* Distúrbios no crescimento.
* Hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue).
* Tetania (espasmos musculares descontrolados por todo o corpo).
* Amolecimento do crânio.
* Inchaço das articulações costocondrais.
* Sulco de Harrison.

O raquitismo pode ser classificado como hipocalcêmico ou como hipofosfatêmico. Cada espécie apresenta características clínicas e etiopatogenias diferentes, apesar de em ambos os casos haver falta de fosfato. No raquitismo hipocalcêmico as principais causas são a falta de vitamina D ou a resistência a sua ação. No hipofosfatêmico há perda renal de fosfato como principal causa.

Pacientes portadores de tais complicações apresentam afecções nos dentes, dores nos ossos, músculos frágeis, espasmos, baixos índices de cálcio no sangue, deformações no esqueleto, crânio mais frouxo e maior inclinação a lesões ósseas. De acordo com as deformidades e com a busca por auxílio o prognóstico pode ou não ser positivo. Todas as formas de raquitismo necessitam de tratamento.

Você não pode perder:

Atualizações em Reabilitação Cardiopulmonar
eBook de Fisioterapia Hospitalar Completo
Drive Virtual de Fisioterapia



COMENTE O POST

Coloque no Google Plus

About Faça Fisioterapia

This is a short description in the author block about the author. You edit it by entering text in the "Biographical Info" field in the user admin panel.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

Shopping